A cura interior e seus frutos

A cura interior e seus frutos

0 2104

Todos nós temos necessidade de cura interior. A todo instante somos bombardeados com situações que geram em nós feridas internas, muitas vezes ocultas, imperceptíveis; traumas, e más recordações, mas que influenciam de modo negativo nosso caráter, nosso comportamento, as nossas vidas…

Vivemos num mundo negativista onde as pessoas acabam deixando de cultivar as alegrias das pequenas vitórias e conquistas, e passam a enfocar, com lentes de aumento, aquilo que não presta, se tornando especialistas em situações desagradáveis, ficando presas às cadeias do passado e sofrendo pelas suas imperfeições, pelas imperfeições dos outros, ficando confusas, bloqueadas, tendo dificuldades de se relacionarem com Deus, com os outros e de acreditar e se lançar.

Algumas de nossas feridas e recordações fazem-nos reviver horas de medo, tensão, ódio, angústia ou abatimento. Outras permanecem no subconsciente ou inconsciente e têm seu modo peculiar de influenciar o nosso comportamento. 
Como forma de defesa, por não sabermos como lidar com determinados acontecimentos, simplesmente os empurramos para o nosso inconsciente, porém, mesmo lá eles podem influenciar nossas atitudes, nossas decisões e nossos relacionamentos (com Deus, com o mundo e conosco).

Muitas vezes tentamos, mas nem sempre conseguimos controlar essas lembranças dolorosas, e elas acabam tomando as rédeas da nossa vontade e as conseqüências são desastrosas. Por isso temos explosões de humor, crises de depressões, doenças psicossomáticas, comportamentos destrutivos (alcoolismo, drogas, gula, ativismo, problemas na sexualidade, etc.).

Precisamos nos deixar guiar por Deus e não por nossos traumas, mágoas e feridas. Jesus é que é o nosso verdadeiro Senhor e Senhor de nossas vidas, nossa justificativa. Só Ele tem poder para penetrar nas nossas lembranças e transformá-las de trevas em luz (Is 53,4-5).

A Cura Interior é um processo contínuo e dinâmico, e ela não se dá pelo apagar das coisas do passado, mas sim das lembranças de fatos que nos traumatizaram sem que os mesmos nos destruam ou nos causem dor. 
E em que consiste a Cura Interior? Ela consiste em pedir que Jesus retorne à época em que fomos traumatizados e cure os efeitos dos traumas, ou seja, ela consiste em levar Jesus, o Senhor de nossas vidas, à causa do problema e pedir que Ele cure os efeitos causados no presente, iluminando e tirando as trevas.

Este é um processo doloroso e cauteloso, mas que pode ser encarado como uma viagem percorrida por nós, através das lembranças, onde o principal companheiro de viagem é Jesus. E Jesus irá curando, libertando, redimindo, transformando, dando um sentido novo a essas lembranças. Não é só olhar para trás e aceitar, é preciso também buscar constantemente a reconciliação consigo, com os outros e com Deus.

Como é possível reler nossa história e transformá-la num bem? Em Cristo o Pai já realizou toda esta transformação. É necessário, pois, de nossa parte: aceitação, reconciliação e transformação.

Mas o quê o processo de Cura Interior pode trazer para minha vida, para melhorar minha vida? Conforme vimos no inicio desta formação, os traumas, as feridas, as recordações dolorosas, geram em nós uma gama de atitudes, reações impróprias, e até mesmo a nossa destruição. Quando nos lançamos nesse processo de Cura Interior, podemos colher inúmeros frutos. O ressentimento, a falta de perdão, o pessimismo, o ódio, o rancor, a depressão, o negativismo, a falta de esperança, descrença, falta de amor… darão lugar à felicidade plena, ao perdão, à alegria em viver, ao amor, à serenidade,à esperança, à força para perseverar, ou seja, à paz interior, ao estado de ataraxia.

Contudo, precisamos expor nossas feridas à luz curadora de Jesus, e deixarmos que Ele venha transformá-las.

Peçamos também ao Santo Espírito que venha em nosso auxílio revelando-nos as raízes de nossas feridas e que nos ajude nesse processo contínuo que é a Cura Interior e também nos ajude na vivência e exercício dos frutos que a Cura nos traz.

Abraço fraterno a todos! Deus os abençoe e Maria os proteja

Emanuela Valente Pinto
Coordenadora do G.O. Missão Resgate

Artigos Similares

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Seu comentário será publicado após aprovação! *Campos obrigatórios. *