virgindade de maria

A Virgindade de Maria

0 63

Maria, uma jovem de oração, com seu “sim” à vontade de Deus, concebeu e deu a luz ao Menino Jesus. Quantas vezes nós ouvimos pessoas falarem de Nossa Senhora e duvidarem da sua virgindade, duvidarem que Maria concebeu, sendo Virgem e que permaneceu Virgem, pelo fato de que tudo isso foge da compreensão humana e vai além daquilo que o homem tem conhecimento.
Trataremos nestas linhas sobre a Virgindade de Maria. Como assim, Maria deu a luz sem conhecer homem algum? Mas e seu matrimônio com José?
 
Deus é perfeito… Para concepção, tem que haver a junção do óvulo e do espermatozoide o que, por graça divina, é possível após uma relação sexual. Como então Maria concebeu um filho, sendo virgem, ou seja, seu aparelho reprodutor permaneceu na integralidade física?!
 
Amados irmãos e irmãs, não há dúvida alguma diante de nosso Bom Deus. À Ele nada é impossível. A própria Palavra de Deus nos diz: “para Deus, com efeito, nada é impossível” (Lc 1, 37).
 
O Papa Bento XVI diz que o ser humano que começa a viver no seio de Maria, recebe a carne de Maria, mas a sua existência é derivada inteiramente de Deus. Ainda diz que Maria concebeu permanecendo virgem e isso mostra que a iniciativa foi de Deus, somente, e que a virgindade de Maria é única e irrepetível.
 
Amados irmãos, a virgindade de Maria é algo sobrenatural, único, possível somente a Deus primeiramente e depois ao “sim” de uma jovem mulher decidida na vontade e no chamado de Deus.
 
Como um dos quatro dogmas de fé, temos a Virgindade Perpétua, que é a Virgindade de Maria conservada plena e perpetuamente. Maria foi virgem antes do parto, no parto e depois do parto. É verdade de nossa fé católica que Maria ficou sempre virgem, perpetuamente.
 
Podemos com a Palavra de Deus conhecer sobre a virgindade de Maria. A concepção de Jesus é virginal pois foi dada totalmente pelo Espírito. Quando o anjo apareceu para Maria e disse que ela conceberia Jesus, ela diz ao anjo “Como é que vai ser isso se eu não conheço homem algum?” (Lucas 1, 34). O anjo então responde que “O Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo vai te cobrir com a sua sombra; por isso o Santo que nascer será chamado Filho de Deus.” (Lucas 1, 35).
 
A José o Anjo disse em sonho: “José, filho de Davi, não temas receber Maria como tua mulher, pois o que nela foi gerado vem do Espírito Santo.”(Mateus 1, 20)
 
O Catecismo da Igreja Católica vai nos dizer que a virgindade de Maria transforma-se em fecundidade única pelo poder do Espírito e da fé (CIC 723). A virgindade de Maria também é sinal de sua própria fé. Santo Agostinho vai dizer: “Maria é mais bem-aventurada recebendo a fé de Cristo do que concebendo a carne de Cristo”.
 
A Igreja nos ensina que o nascimento de Cristo “não lhe diminuiu, mas sagrou a integridade virginal” de sua mãe. A liturgia da Igreja celebra Maria como a “Aeiparthenos”, “sempre virgem”. (CIC 499)
 
Maria é virgem sim! Jesus é o Filho de Deus. A divindade de Jesus também está na virgindade de Maria. Como Filho de Deus, Jesus foi concebido somente por Deus. É o sobrenatural que acontece… Para nossa salvação, precisaria do Filho de Deus, de Jesus, então, para ser Filho de Deus e vir até o mundo por meio de uma mulher, como os homens, era uma virgem que Deus escolheria para conceber.
 
Hoje temos Maria como Mãe de todos nós: “A maternidade espiritual de Maria estende-se a todos os homens que Jesus veio salvar” (CIC 501).
 
Maria, virgem, pura, humilde, orante, santa… Ela só gerou um único Filho, o próprio Filho de Deus, que foi entregue a humanidade. Maria O gerou sendo virgem e permaneceu virgem.
 
Amados irmãos, defendemos o que a Palavra de Deus nos ensina, o que a Igreja nos fala, não deixemos que falem contra nossa Mãe Amada, Maria, sempre Virgem. Agradecemos, pois a Deus por nos ter dado Maria e pela sua virgindade, que também a fez ser mãe espiritual de todos nós.
 
 
Deus os abençoe.
Camila Csizmar Carvalho
Com. Mariana Resgate

Artigos Similares

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Seu comentário será publicado após aprovação! *Campos obrigatórios. *