jesus e irmãos

Afinal, Jesus teve irmãos?

0 65

Nós aprendemos pela doutrina da nossa amada Igreja que Maria ficou sempre Virgem. Porém, em vários lugares da bíblia, podemos ler a palavra irmãos de Jesus como em Mc 3,31-32 “Chegaram sua mãe e seus irmãos, e estando do lado de fora, mandaram chamá-lo.”Assim, muitas pessoas acreditam que Maria tinha outros filhos além de Jesus.
Na linguagem bíblica, “irmão” é frequentemente usado em lugar de primo, sobrinho, tio, parente. Pois, esta palavra em aramaico (língua dos judeus) não era usada apenas para se referir à filhos de mesmos pais, mas também à primos ou até parentes mais remotos (essa língua era muito pobre em vocabulário). No Antigo Testamento há 20 citações que atestam o significado mais amplo da palavra “irmão”.
Por exemplo, em Gen 13,8; Abraão diz a Ló: “Somos irmãos”, enquanto em Gen 11,27-31 consta claramente que Ló era filho de Aran, irmão de Abraão, portanto seu sobrinho.
Também Lobão, em Gen 29,15 fala a Jacó: “Por seres meu irmão, servir-me-ás de graça?”, mas em Gen 27,43 e 29,10-11, Lobão é declarado irmão de Rebeca, mãe de Jacó, ou seja, tio dele.
A Sagrada Escritura nos fala dos irmãos de Jesus e não dos filhos de Maria: “Não é ele o carpinteiro, o filho de Maria, o irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? Não vivem aqui entre nós também suas irmãs? E ficaram perplexos a seu respeito.”(Mc 6, 3)
Observamos que na citação se diz o filho e não um dos filhos de Maria. Também a respeito desta citação podemos nos perguntar: Os irmãos de Jesus seriam de fato irmãos carnais ou seriam primos?
Notamos que os evangelistas Mateus e Marcos, (em Mt 13,55 e Mc 6,3) enumeram como “irmãos de Jesus” Tiago, José e Judas Simão, porém, na cena da crucificação de Jesus, João Evangelista coloca que estavam junto á Cruz: Sua Mãe, a irmã de sua Mãe, Maria, mulher de Cléofas e Maria Madalena (Jo 19,25). Enquanto Marcos acrescenta, que esta outra Maria, irmã da Mãe de Jesus, era mãe de Tiago, o Menor e de José (Mc 15,40). Estes últimos eram portanto sobrinhos de Maria Santíssima e primos de Jesus.
Consequentemente, os “irmãos” (primos, parentes) de Jesus, tão frequentemente mencionados nos escritos do novo testamento, nunca são chamados de filhos de Maria, nem filhos de José, confirmando a tradição apostólica que nos afirma que Jesus não teve irmãos. 
 
 
Andrea Esteves
Membro do Grupo de Oração Missão Resgate
e Coordenadora do Min. de Pregação dos GOMR

Artigos Similares

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Seu comentário será publicado após aprovação! *Campos obrigatórios. *