anjos

Anjos da Guarda

0 55

A existência dos anjos é um dogma, isto é, verdade de fé da Igreja. Trata-se de uma verdade contida na Sagrada Escritura, proclamada nos Concílios Ecumênicos e afirmada pela tradição da Igreja. A Bíblia não nos indica o momento de sua criação nem as circunstâncias em que foram criados, no entanto fala inúmeras vezes de suas intervenções diretas na história da salvação e da humanidade.
Para conhecermos melhor sobre eles precisamos estar atentos ao que a Igreja nos diz. Podemos ler no Catecismo da Igreja Católica no parágrafo 329 e 330: “Anjo é nome de ofício, não de natureza. Desejas saber o nome da natureza? Espírito. Desejas saber o do ofício? Anjo. Pelo que é, é espírito: pelo que faz, é anjo (anjo = mensageiro). Por todo seu ser, anjos são servidores e mensageiros de Deus. Como criaturas puramente espirituais, são dotados de inteligência e de vontade: São criaturas pessoais e imortais. Superam em perfeição todas as criaturas visíveis…”
 
Todo ser humano é cercado pela proteção e intercessão de um anjo designado por Deus para o guiar, proteger e orientar desde o início de sua vida até o momento de sua morte.
 
A Tradição Católica acredita que o número de anjos criados por Deus é muito superior ao número de homens criados, visto que cada homem, desde Adão até o último que aparecer na Terra, tem um Anjo de Guarda. A Escritura chega a nos falar de milhares de milhões (Dn 7,10), de miríades (Hb 12,22) de anjos.
 
Mas o que os anjos fazem por nós? São João da Cruz dizia: “Os anjos, além de levar a Deus notícias de nós, trazem os auxílios divinos para nossas almas e as apascentam como bons pastores (…) amparando-nos e defendendo-nos dos lobos, os demônios”. Eles estão sempre dispostos a nos guiar, nos proteger, nos amparar e nos livrar dos males e por isso jamais temos que deixar de recorrer a sua intercessão.
 
Que nesse dia dedicado aos Santos Anjos, possamos aumentar nossa devoção a eles, esses nossos queridos intercessores celestes, dos quais muitas vezes nos esquecemos!
 
Andrea Esteves
Com. Mariana Resgate
Tagged with: ,

Artigos Similares

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Seu comentário será publicado após aprovação! *Campos obrigatórios. *