Ano da vida consagrada: participação de Francisco nos principais eventos

0 63

O Papa Francisco não só abrirá e encerrará pessoalmente o Ano da vida consagrada, mas também estará presente nos eventos principais. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 30 de maio, na conclusão da 83° Assembleia da União dos Superiores Gerais (Usg).
O encontro, de três dias de duração, foi dedicado ao tema “Despertai o mundo” e contou a presença do Presidente da Usg, Pe. Adolfo Nicolás, Prepósito-Geral da Companhia de Jesus.
No último dia, o tema debatido foi o Ano para a Vida Consagrada, que o Papa Francisco convocou para 2015. As iniciativas serão organizadas em três âmbitos: através da Congregação para os Institutos da Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica; da União dos Superiores Gerais; e no âmbito mais restrito das realidades locais, de acordo com cada congregação religiosa.
O primeiro evento já tem data marcada: 29 de novembro de 2014, para a vigília de oração que precederá a abertura oficial no dia seguinte, 30 de novembro, primeiro domingo do Advento. A conclusão está prevista para o dia 2 de fevereiro de 2016, por ocasião do Dia da vida consagrada. Neste amplo espaço temporal, serão realizadas inúmeras iniciativas e celebrações para ressaltar as várias dimensões da missão dos consagrados.
Assim, de 22 a 24 de janeiro de 2015, durante a Semana de oração pela unidade dos cristãos no hemisfério Norte, haverá um congresso ecumênico ao qual serão convidados consagrados e consagradas de outras Igrejas e comunidades eclesiais.
De 8 a 11 de abril de 2015, será a vez de um congresso destinado aos formadores e às formadoras da vida consagrada, com o objetivo específico de aprofundar os critérios que provêm de uma espiritualidade de comunhão. De 23 a 26 de setembro de 2015, haverá um “laboratório” especial para os jovens consagrados. De 24 de janeiro a 2 de fevereiro de 2016, se realizará a Semana mundial da vida consagrada na unidade.
Contemporaneamente, também serão realizados um simpósio teológico sobre a vida consagrada e encontros específicos de estudo sobre a vida monástica, os institutos seculares e o ordo virginum. Além disso, haverá ainda as iniciativas promovidas pela Usg, com a realização de suas assembleias gerais. A próxima foi marcada de 26 a 28 novembro próximo, antes do início do Ano dedicado à vida consagrada.
(BF)

Fonte: News.va

Artigos Similares

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Seu comentário será publicado após aprovação! *Campos obrigatórios. *