Anunciação

Anunciação do Senhor

0 90

Maria na Encarnação do Verbo,
não podia humilhar-se mais do que se humilhou;
Deus, pelo contrário,
não podia exaltá-la mais do que exaltou.”
                                                Santo Afonso de Ligório
Essa frase de S. Afonso nos traz uma reflexão profunda sobre o mistério da encarnação do Verbo de Deus, que veio para reconcialiar a humanidade com o Pai.
Deus precisava de um ventre onde fosse gerado, um ventre santo e humilde.
Foi então que Deus escolhe Maria, de tantas mulheres foi Ela, a virgem do Senhor, a perfeita, a mais humilde.“Que sejam sessenta as rainhas, e oitenta as concubinas, e as virgens, sem conta: uma só é minha pomba sem defeito, uma só a preferida pela mãe que a gerou. Vendo-a, felicitam-na as jovens, louvam-na rainhas e concubinhas.”(Ct, 6, 8-9)
Para que a encarnação se cumprisse Deus nescessita do concentimento de Maria. Foi então que o Anjo Gabriel foi enviado: “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.”(Lc 1, 28) e acrecenta, em revelação, S. Isabel da Turínga; “Deus vos saúda, ó Virgem cheia de graça, pois fostes sempre rica da graça, acima de todos os santos. O senhor é convosco, porque sois tão humilde. Bendita sois entre as mulheres, porquanto as outras incorrem na maldição da culpa; mas vós, porque havíeis de ser Mãe do Bendito, sois e sereis sempre bendita e isenta de toda a mácula.”
Mesmo com tantos louvores recebidos do Anjo, Maria foi incapaz de responder uma só palavra, mas perturbou-se e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação.(Lc 1, 29) Maria não teve medo pela aparição, mas em sua humildade Ela não podia compreender o que acabará de escutar da boca do Anjo.
S. Bernadino nos fala que, se o Anjo se colocasse a anunciar que Ela era a maior pecadora do mundo, não teria a virgem se assustado. E isso porque, sendo tão cheia de humildade, aborrecia todo elogio e desejava que só o Criador, fonte e origem de todo bem, fosse louvado e bendito. Revela Maria a S. Brígida.
 
Ao ver Maria tão assustada, o Anjo novamente fala, a confortando; Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.” (Lc 1, 30-33)
Quando os planos de salvação foram revelados, Maria não pode entender “como se fará isso, pois não conheço homem?”(Lc 1, 34). Tudo que havia em Maria era a vontade de fazer a vontade do Senhor, assim como nos mostra Beata Anna Catharina Emmerich, que recebeu revelações sobre a vida de Jesus; “Antes da anunciação eu a vi orando fervorosamente, assim por um longo período, com seu rosto voltado para o céu. Ela estava implorando a Deus pela redenção, pelo Rei prometido. Suplicava a Ele que sua oração pudesse de alguma forma contribuir para que Ele fosse enviado…”
Assim Deus concede a Maria a graça de ser sua Mãe, mas em toda sua humildade Ela não esperava ser a pomba sem defeito (Ct 6,9), nem mesmo desejava em suas orações. Mas desejava que a vontadede Deus se cumprisse. Sendo assim, segue o Anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus.” (Lc 1, 35)
Sem conter em seu coração, Maria, profere as palavras que a fizeram co-redentora da humanidade,Eis aqui a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra.” (Lc 1, 38). Palavras tão poderosas capazes de abalar terra, céu e inferno. Assim com o fiat Deus criou a luz, o céu a terra, e com o fiat de Maria um Deus se tornou homem como nós. (S. Tomás de Vilanova).
Em sua simplicidade, sem impor limites para a ação de Deus, apenas se humilhando como escrava e não desejando se engrandecer, Ela consegue fazer descer do céu um mar imenso de graças e de bens, atraindo do seio do Eterno Pai o Unigênito Filho. Assim o Filho de Deus passou a ser também o Filho de Maria.
Para melhor ilustrar tamanha humildade tomo novamente as revelações de S. Brigida;
Se o senhor elege por Mãe a mim, que nada tenho que me pertença, é porque tudo quanto possuo dEle o recebi. Quem jamais pode pensar que Ele me eleja por merecimento meu? Eis aqui a escravo do Senhor! Que merecimento pode ter uma escrava, para ser feita Mãe do seu Senhor? Seja, pois, louvada somente a bondade do Senhor, e não se louve a escrava. Pois que é tudo sua bondade, pôr os olhos numa criatura tão baixa como eu, e exaltá-la tanto.”
 
Por tanta humildade, nos assegura S. Bernado, que essa inocente Virgem tornou-se cara a Deus por sua pureza, mas por sua humildade fez-se digna, tanto quanto possivél a uma criatura ser Mãe do seu Senhor.
Muitos se questionam, se Maria foi tão importante porque os evangelhistas não descreveram os louveres à Maria, ou até mesmo as graças por Ela alcançada? Nos diz S. Tomás de Vilanova, “eles registraram os louvores de João Batista, de Madalena, mas foram tão sem detalhes ao descreverem as prerrogativas de Maria. Contentam-se em dizer que “dela nasceu Jesus”Bastemos issoCom tais palavras dizem tudo, resumem-lhe todas as excelências, sendo por isso desnecessário que as fossem descrevendo uma a uma”.
O ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus.” (Lc 1, 35). Ao dizer que de Maria nasceu Jesus não precisamos dizer mais nada! Nessas poucas palavras já excede toda grandeza e dignidade que se pode exprimir ou imaginar depois de Deus.
Dai-lhe o nome que quiserdes, de Rainha do céu, de Senhora dos anjos, ou qualquer outro titulo de honra, jamais chegarás a honrá-la tanto, como chamando-lhe Mãe de Deus.”
Pedro Celense
 
Tomemos como exemplo essa exselsa Mãe de Deus, que tanto que se humilhou, teve vida humilde, tanto mais Deus por graça a exaltou, deixando-se fazer carne em seu ventre. Que em suas infinitas graças recebidas, possa de nós lembrar ao dispersar as graças do Senhor. Que nesse dia possamos chegar a Jesus por Maria.
Deixo por fim a graça da oração Ave Maria, segundo S. Afonso de Ligório
OREMOS
 
Ó Virgem imaculada e Santa, ó criatura mais humilde e a mais excelsa diante de Deus! fostes tão pequena aos vossos olhos, porém tão grande aos olhos do Senhor, que Ele vos exaltou a ponto de vos escolher para sua Mãe e fazer-vos depois rainha do céu e da terra. Dou, por, graças àquele Deus, que tanto vos sublimou, e me alegro convosco por ver-vos tão unida a Deus, que mais não é possível a uma pura criatura. Diante de vós que sois tão humilde com tantos dotes me envergonho de comparecer, eu, miserável,tão soberbo e tão carregado de pecado. Entretanto mesmo assim, quero saudar-vos: ave, Maria, cheia de graça. Sois cheia de graça, impetrai também a graça em mim. O Senhor é convosco.Aquele senhor que esteve sempre convosco desde o primeiro instante de vossa criação, uniu-se agora a vós mais estreitamente fazendo-se vosso filho, Bendita sois vós, entre as mulheres: ó Mulher bendita entre todas as mulheres, alcançai-me também as divina benção . E Bendito é o fruto de vosso ventre, Jesus: ó planta bem aventurada, que destes ao mundo um fruto tão nobre e tão santo! Santa Maria, Mãe de Deus: ó Maria confesso que sois verdadeiramente mãe de Deus, e por esta verdade estou pronto a dar mil vezes a vida. Rogai por nós, pecadores. Mas se vós sois a Mãe de Deus, sois também a Mãe de nossa salvação, de nós pobres pecadores. Pois para salvar-nos foi que Deus se fez homem, e vos fez sua Mãe para que vossos rogos tenham a virtude de salvar qualquer pecador. Eia, pois, ó Maria, rogai por nós: Agora e na hora de nossa morte. Rogai Sempre;rogai agora, que estamos em vida no meio de tantas tentações e perigos de perder a Deus. Mas sobretudo rogai por nós na hora da nossa morte, quando estivermos a ponto de deixar este mundo, sermos apresentados ao divino tribunal a fim de que, salvando-os pelos merecimentos de Jesus Cristo, pela vossa intercessão, possamos e um dia, sem perigo de jamais nos perder, saudar-vos e louvar-vos com o vosso filho no céu por toda a eternidade. Amém
 
Gaude, Maria Virgo.
Gaude millies
João Vitor Calvelli
Membro Missão Resgate

Artigos Similares

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Seu comentário será publicado após aprovação! *Campos obrigatórios. *