1_1_786638

Apelo do Papa para a Síria: haja mais humanidade! Arcebispo Zenari: é um conflito esquecido

0 34

O Papa recebeu no Vaticano o arcebispo Dom Mario Zenari, Núncio apostólico em Damasco, que lhe falou da dramática situação que a população continua a viver na Síria. A Rádio Vaticano entrevistou-o a propósito deste seu encontro com o Papa Francisco:

É um evento extraordinário, sobretudo espiritual, para quem tem este privilégio, esta oportunidade de encontrar o Santo Padre. Especialmente para um Núncio que vem de um país devastado pela guerra, que já dura praticamente três anos, e que sente de trazer ao Papa Francisco as ansiedades, os sofrimentos e as esperanças de uma nação inteira. É difícil descrever a emoção deste encontro que durou cerca de meia hora. É realmente algo comovente, difícil de explicar.

– Quais são as preocupações e as esperanças do Papa em relação à Síria?
Eu já o sabia, mas tive ulterior confirmação. O Papa acompanha e traz no coração estes sofrimentos, eu diria que os segue regularmente. Vim ter com ele porque me dou conta que, mesmo a nível internacional, infelizmente o conflito na Síria – como em outros casos semelhantes – está para ser esquecido, e isto faz muito mal; ver que este sofrimento, não apenas de alguns, mas de toda uma nação, este drama, possa ser esquecido. Ver que o Santo Padre traz no seu coração o sofrimento deste povo me deu coragem; além disso, ele me pediu para levar a sua proximidade a todos, sem qualquer distinção, aos cristãos e a toda a população. Todos admiram o Papa, quer os cristãos quer os muçulmanos, dos simples cidadãos às autoridades; todos eles têm uma grande admiração. Regressarei com esta carga de simpatia e solidariedade, assim como ele me encarregou de levar a sua proximidade a toda a população que sofre com esta terrível tragédia.

– Como vê actualmente a situação na Síria?
É um período muito, muito delicado e muito crítico. É difícil fazer declarações. Creio que devemos implorar a ajuda de Deus para que sejam poupados tantos sofrimentos.

– Quer lançar um novo apelo a partir dos microfones da Rádio Vaticano?
Que acolham este seu dramático apelo para um pouco mais de humanidade, apelo que levarei comigo quando regressar à Síria dentro de poucos dias. Este apelo de viva voz que trago gostaria que fosse ouvido.

Foto: D. Zenari

Fonte:  Rádio Vaticana

Artigos Similares

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Seu comentário será publicado após aprovação! *Campos obrigatórios. *