1_0_785662

As homilias do Papa em Santa Marta no livro “A verdade é um encontro”

0 86

Um ano de palavras entre as mais lidas e escutadas no mundo, transformadas num encontro marcado diário para milhares de pessoas. No livro “La veritá è um incontro. Omelie da Santa” (“A verdade é um encontro. Homilias da Santa Marta”), nas livrarias a partir de 24 de Abril, são recolhidas e propostas as sínteses produzidas pela Rádio Vaticano, das 186 primeiras homilias matinais do Papa Francisco. O livro tem o prefácio do Director Geral da emissora, Padre Federico Lombardi e de um estudo introdutório do Padre António Spadaro, Director da “Civiltà Cattolica”, responsável pela obra.
Desde quando abriu as portas da Capela Santa Marta e o mundo passou a entrar para escutar as suas palavras, quatro manhãs por semana, o Papa Francisco não somente criou uma expectativa, como introduziu um hábito sem limites geográficos e contribuiu para alterar também as rotinas profissionais mais radicadas na “sua” Rádio, criando um espaço novo e extraordinário.
Desde 25 de Março de 2013, quando o encontro da Missa matutina do Papa Francisco começou a delinear-se como tal – isto é, na modalidade de um relatório público das suas homilias pronunciadas espontaneamente num contexto “familiar” da Capela Santa Marta, no Vaticano – o trabalho jornalístico da Rádio Vaticano logo modelou-se à novidade. Já nos primeiros dias tomou forma a fileira de competências técnico-redaccionais necessárias para produzir rapidamente uma síntese escrita e radiofónica – e também televisiva – da homilia do dia, que em brevíssimo tempo tornou-se uma marca magistral do novo Papa.
Nasceu assim este “trabalho a mais”, mas “muito bem-vindo”, como o definiu o Padre Federico Lombardi no prefácio do livro. Editado pela ‘Casa Editora Rizzoli’, no qual são revividas as palavras do Papa Francisco – assim como a Rádio Vaticana (Secção italiana) as publicou no seu site – e revive também a sua voz, com os seus destaques, as suas pausas, a incisividade do seu ensinamento de fé, o formidável impacto do seu estilo expressivo, graças ao CD áudio que será anexado à edição nas livrarias a partir de 7 de Maio, quatro dias antes da apresentação do livro, programada para o Salão do Livro de Turim. As homilias matutinas do papa Francisco – escreve Pe. Lombardi – são aquelas “de um filho de Santo Inácio habituado a ajudar as almas a buscar e encontrar a vontade de Deus’, a cada dia, olhando e seguindo Jesus que carrega a Cruz para nos salvar, sob o olhar de amor do Pai”.
A Rádio Vaticano segue e continuará a fazer, esta viagem espiritual do Papa, “do microfone activado ao amanhecer aos ouvidos atentos, inteligências despertas e dedos velozes das secretarias de redacção que transcrevem fielmente as palavras”, concluiu Pe. Lombardi.

Fonte: News.va

Artigos Similares

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Seu comentário será publicado após aprovação! *Campos obrigatórios. *