Beatificação do Papa João Paulo II

Beatificação do Papa João Paulo II

0 27

Amados irmãos, é com grande alegria que, no dia 1° de maio, ocorrerá a beatificação do Papa João Paulo II. A data escolhida para a beatificação recorda a celebração litúrgica mais próxima da morte dele, que faleceu na véspera da festa da Divina Misericórdia.
O Rito de Beatificação será presidido pelo Santo Padre Bento XVI, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, no II Domingo da Páscoa – conhecido como Festa da Divina Misericórdia, uma festa litúrgica instituída pelo próprio João Paulo II.

O milagre, agora confirmado, refere-se à cura da freira francesa Marie Simon Pierre¹, que sofria da doença de Parkinson. A religiosa pertence à congregação das Irmãzinhas das Maternidades Católicas e trabalha em Paris, França, tendo superado, em 2005, todos os sintomas da doença de que sofria há quatro anos.

Segundo o cardeal Prefeito da Congregação das Causas dos Santos, dom Ângelo Amato, o decreto sobre a cura da irmã Marie Simon é o que terá mais ressonância na Igreja Católica e no mundo.

Ser proclamado beato é o terceiro passo no caminho da canonização. O primeiro é Servo de Deus, o segundo venerável, o terceiro beato e o quarto, santo. Para ser santo é necessário comprovar que interveio em dois milagres.
No dia 13 de Maio de 2005, apenas quarenta e dois dias após a morte de João Paulo II, o papa Bento XVI anunciou o início imediato do processo de canonização de Karol Wojtyla, dispensando o prazo canônico de cinco anos para a promoção da causa. Ainda em dezembro de 2009, o atual Papa assinou o decreto que reconhece as “virtudes heróicas” de Karol Wojtyla, primeiro passo para a beatificação.
 
Após a sua beatificação, em 1º de maio, no Vaticano, João Paulo II terá sua memória celebrada na diocese de Roma e nas dioceses da Polônia no dia 22 de outubro, dia em que inaugurou seu pontificado, em 1978.
As autoridades religiosas não concederam o “culto universal”, ou seja, a veneração em todas as igrejas do mundo, como ocorre com os santos, apesar da solicitação feita pelo Vicariato, no início do processo de beatificação.
“A sua vida e o seu Pontificado foram percorridos pelo desejo de dar a conhecer ao mundo todo […] a consoladora e entusiasmante grandeza da misericórdia de Deus”, afirma o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi.
João Paulo II foi papa entre 16 de outubro de 1978 e 2 de abril de 2005, quando faleceu após mais de 25 anos como Sucessor de São Pedro e será beatificado no prazo recorde de seis anos e um mês.
 

Artigos Similares

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Seu comentário será publicado após aprovação! *Campos obrigatórios. *