Bíblia, palavras que alimentam a alma

Bíblia, palavras que alimentam a alma

0 2567

Muitos de nós já vimos na escola na matéria de biologia, de química, que o nosso corpo precisa de alimento para ter energia para realizar as atividades. Nosso organismo necessita dos nutrientes provenientes de alimentos…
Com a nossa alma não é diferente! Ela também precisa ser alimentada. Mas como alimentar nossa alma? A alma é alimentada pelo Pão Vivo presente na Eucaristia, O próprio Jesus; pelas orações que nos permitem comunhão com Ele e também é alimentada pelas palavras, pela palavra viva que está na Bíblia, a própria Palavra de Deus.
Nós devemos ler a Bíblia todos os dias, um dia que não a lemos é como ignorar que a nossa alma precisa ser alimentada e, por conseqüência, deixarmo-la com fome. Nossa alma também tem fome, a fome espiritual, fome de Deus, reflexo de uma alma não ou mal alimentada.
“Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo” (Salmo 41,3)
A Bíblia é um meio de saciar a fome e a sede de Deus, com este alimento digno e de direito da nossa alma.
Quantos testemunhos nós vemos de pessoas que mudaram suas vidas e sentiram algo a mais, algo que as completaram e fizeram-na felizes após terem se decidido pela leitura diária da Palavra de Deus?! E nós muitas vezes insistimos em não lê-La…
A leitura da Bíblia não deve somente ser feita na missa e no grupo de oração. Ela deve ser diária… Já imaginou como seria se alimentássemos nosso corpo somente duas vezes na semana? A semana tem sete dias, se alimentássemos somente duas vezes nela, em pouco tempo estaríamos desnutridos, anêmicos e fracos.
Assim é com nossa alma… Não posso alimentá-la alguns dias somente. Nós precisamos ser íntimos de Deus por meio da Palavra Dele.
O inimigo de Deus nos tenta muito para não ler a Bíblia. Por que não deixar para ler a Palavra amanhã?! Quando chega o outro dia, não lê também e assim vai… Uma barreira se forma para que não tomemos a atitude de pegar a Bíblia, concentrar na leitura e rezar.
E por que isso acontece? Porque o inimigo de Deus sabe que a Bíblia é uma forma de Deus falar conosco, com Ela nós escutamos a Deus, conhecemos histórias de um povo, que vividas há anos, podem ser colocadas os nossos dias de hoje e nos ajudam a caminhar sempre em Deus.
Ressalto que a nossa alma necessita ser alimentada todos os dias, os sete dias da semana… Caso contrário, meus irmãos, nós teremos uma alma apática, fria, desanimada, sem força, totalmente fraca.
A Bíblia é para todos os cristãos, uma leitura diária. É para as crianças, jovens, adultos, idosos, para os pobres, os ricos, a leitura da Bíblia deve ser feita por todos, sem restrição, em todos os dias.
Com os sete dias da semana vividos conforme a leitura da Bíblia, nós teremos uma semana vivida na alegria e sabedoria que vem de Deus. Os trezentos e sessenta e cinco dias do ano com a Bíblia, um ano inteiro de bênçãos…
A leitura da Palavra, pelo poder do Santo Espírito de Deus, adentra em nosso ser e alimenta sim a nossa alma. Ela traz, até a nossa alma, o impacto de Deus.
Todos nós já ouvimos falar que as palavras têm poder, alguns já até vivenciaram isso. Se palavras ditas por nossas bocas têm poder, que dirá a própria Palavra de Deus. As linhas escritas na Bíblia não são vogais e consoantes que se juntaram para formar simples palavras. Cada linha escrita é formada por palavras de bênçãos… E essas sim têm um poder inigualável, que vem mesmo de Deus, o poder de atingir a nossa alma, de alimentá-la, saciá-la e fortalecê-la.
Nós colhemos muitos frutos com a leitura da Bíblia: alimentar a nossa alma, pregar com a própria vida, ter uma vida de testemunho, viver com coração em paz, cumprindo os mandamentos da lei de Deus. Muitos são os frutos…
Dessa forma, precisamos ler a Bíblia todos os dias, quando tivermos vontade de ler e quando não a tivermos. Ser fiel a Deus na nossa leitura, escolher um horário para isso, escolher um lugar tranqüilo, silencioso, para facilitar a concentração. Para alimentar nossa alma com as palavras da Bíblia precisamos estar com os olhos abertos, o coração disposto a viver o chamado de Deus, estar em oração, ter fé e sempre pedir ao Espírito Santo que dê sabedoria para entendermos a Bíblia.
Que também pela leitura da Palavra o Santo Espírito transforme nossos corações!!!
Na alegria e certeza de ser Missão Resgate,
 Camila Csizmar Carvalho
Consagrada da Comunidade Mariana Resgate
Tagged with: ,

Artigos Similares

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Seu comentário será publicado após aprovação! *Campos obrigatórios. *