Cartão Vermelho não é para a Copa, diz secretário-geral da CNBB

Cartão Vermelho não é para a Copa, diz secretário-geral da CNBB

0 72

Dom Leonardo comenta folder sobre a Copa do Mundo distribuído pela Pastoral do Turismo da CNBB

Kelen Galvan
Da redação, com colaboração de Felipe Rodrigues

“A CNBB não está dando um cartão vermelho para a Copa do Mundo”, afirmou o secretário-geral da conferência, Dom Leonardo Steiner, em entrevista à Canção Nova.

O bispo comenta sobre o folder sobre a Copa do Mundo, preparado pela Pastoral do Turismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que está sendo distribuído nas igrejas, aeroportos, hotéis e restaurantes das cidades-sede da copa.

Dom Leonardo explica que o folder é uma contribuição da CNBB, pois junto ao material estarão relacionadas as possibilidades de Celebrações Eucarísticas em diversas línguas e também uma nota da conferência mostrando a importância do jogo, da confraternização e de uma diversão saudável.

Contudo, no folder distribuído, alguns elementos ganharam um cartão vermelho, o que segundo Dom Leonardo, são fatores que não “contribuem para construção de uma sociedade digna e justa”.

Entre os elementos destacados estão a exclusão de milhões de cidadãos ao direito à informação e à participação nos processos decisórios sobre as obras da Copa, a remoção de famílias e comunidades para a construção dos estádios, apropriação do esporte por entidades privadas e grandes corporações e a inversão de prioridades para o gasto do dinheiro público, que, segundo cita o folder, deveria servir para a saúde, educação, saneamento básico, transporte e segurança.

O secretário-geral afirma que a CNBB também dá um “cartão verde”, no sentido de dizer o que contribui e ajudará no crescimento como sociedade, como país e Igreja.

O folder enfatiza que esse grande evento é uma oportunidade de confraternização universal, “na alegria que o esporte pode trazer ao espírito humano, bem como os valores mais profundos que é capaz de nutrir”, como afirma o Papa Francisco.

Baixe o folder em PDF no endereço: http://www.cnbb.org.br/publicacoes-2/documentos-para-downloads-2/doc_download/2022-folder-copa-do-mundo-2014

Tagged with: , ,

Artigos Similares

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Seu comentário será publicado após aprovação! *Campos obrigatórios. *