ciencia e fé

Ciência e fé caminham juntas

0 122

 Deus é onisciente, onipresente! Ele tudo sabe, tudo vê, está acima de todas as coisas. E porque não alinhar ciência e fé?!
 
Se a ciência, estudada e desenvolvida pelo homem, existe é porque o próprio Deus deu ao homem inteligência. Cabe ao homem sabedoria, que vem do Espírito Santo, para usar da sua fé na ciência. Que benção seria o mundo se todos fizessem assim!
Cada profissional, em suas áreas específicas, podem se utilizar da fé. A Palavra de Deus, em 1 João 5, 4, vem nos dizer: “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.” Nada melhor do que falar de ciência e fé, neste ano de 2013, ano da fé. Esta é a vitória que vence o mundo: a fé. A vitória que vence tudo, até mesmo que vence a ciência.
 
Alinhar a ciência, que ao longo do tempo vem sendo desenvolvida, com a vitória que vence o mundo, a fé, é esperar confiante que milagres acontecerão na vida profissional, nos trabalhos, nos pacientes, em todas as áreas e em todos!
 
Que maravilhoso seria se todos tivessem fé. Os profissionais médicos, por exemplo, com a fé e a ciência, saberiam confortar famílias com as perdas de seus entes queridos, saberiam confiar em Deus durante uma cirurgia com complicações, saberiam que são somente instrumentos de Deus que tiveram a oportunidade de estudar, saberiam entender o paciente e atendê-lo dignamente.
 
As pessoas não são somente corpo, que adoece. A Palavra de Deus vem nos dizer ainda, em 1 Tessalonicenses 5, 23: “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.”
Somos corpo, alma e espírito… Não tem como tratar somente o corpo. E a alma? E o espírito?
 
Ao olharmos as pessoas, ao cuidarmos dos pacientes, devemos levar isso em consideração. Há ali corpo, mas também alma, espírito. A espiritualidade precisa ser considerada. Vai além dos olhos humanos…
 
Trago, pois, o exemplo do profissional enfermeiro e daí venho partilhar da minha experiência de profissão, na prática profissional, apesar de pouca, nas pesquisas realizadas. Recentemente desenvolvi uma dissertação de Mestrado trazendo justamente isso: a importância da oração para o paciente.Se oferecemos ao paciente comida, banho, medicamento, curativo, por que não oferecer oração, caso ele queira receber?
 
Dentre tantos questionamentos na ciência para pesquisar, é loucura pesquisar isso? Loucura não! Não seria necessário se todos retomassem a essência, que é a nossa fé! Se todos retornassem de onde vieram! Então se faz necessário realizar trabalhos desse tipo para relembrar a todos o testemunho do Senhor Jesus.
 
Nas universidades, nos trabalhos, nas pesquisas, na prática profissional, independente da profissão, nas relações pessoais, é benção usufruir da fé como benefício ao paciente, ao outro, ao empregado, ao empregador, ao vizinho…
 
E se o meu funcionário não está bem? Reze por ele. Ele irá melhorar e até mesmo renderá mais em sua empresa. O paciente não melhora, está difícil, reze por ele, ajude-o nesse momento difícil a relembrar da força Divina. A equipe do laboratório está em conflito? Os experimentos estão dando errado? Ninguém entra em acordo? É hora de colocar em prática aquilo que o Senhor ensinou, amai-vos uns aos outros!
 

Quão mais avançados seríamos na ciência se retomássemos a essência dela, a própria fé.

A união da fé com a ciência é porta para o céu, é certeza de vitória. Caminhar sozinho na ciência é não chegar a lugar algum. Tudo provém de Deus. O Senhor vem nos dizer na palavra em Mateus 17,20: “E Jesus lhes disse: Por causa de vossa pouca fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível.” Esse é o caminho para tudo, inclusive para a ciência. Se tivéssemos fé como um grão de mostarda a ciência seria muito mais avançada, teríamos milagres e coisas sobrenaturais. O que é de Deus não precisa explicar, precisa-se viver!
 
Ciência e fé não são opostas, como muitos dizem. Ao somá-las, pode-se resumí-las em uma simples frase: A verdadeira ciência e a verdadeira fé caminham juntas e levam a uma potência divina.
 
Deus os abençoe! E Maria interceda por esse caminho que precisa ser trilhado, entre a ciência e a fé. “Quem como Deus”.
 
Camila Csizmar Carvalho
Com. Mariana Resgate
 
 
 
 
Tagged with:

Artigos Similares

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Seu comentário será publicado após aprovação! *Campos obrigatórios. *