1_0_795459

Comissão de tutela de menores reunida na Casa Santa Marta

0 31

Cidade do Vaticano (RV) – A Comissão para a tutela dos menores, instituída por Francisco em dezembro passado, reúne-se pela primeira vez entre quinta-feira, 01 e sábado, 03, anunciou a Sala de Imprensa da Santa Sé.
“No decorrer dos trabalhos, prevê-se uma reflexão sobre a natureza e os objetivos da Comissão, bem como sobre a integração com outros membros representativos de novas áreas geográficas do mundo”, refere a nota oficial.
Pe. Federico Lombardi adiantou quarta-feira, 30, que o Papa vai cumprimentar os membros da comissão no início dos trabalhos, marcados para a Casa de Santa Marta, residência de Francisco.
A nova Comissão vai coordenar o combate e prevenção de abusos sexuais na Igreja Católica e foi criada após a reunião do Papa o Conselho consultivo de oito cardeais (C8) dos cinco continentes, em dezembro de 2013.
Concretamente, a Comissão deve analisar o estado atual dos programas para a proteção dos menores, formular sugestões para novas iniciativas por parte da Cúria Romana e propor nomes de especialistas em diversas áreas para uma aplicação sistemática da nova iniciativa, em colaboração com as Conferências Episcopais e institutos religiosos.
Desde que Bergoglio iniciou seu papado, referiu-se diversas vezes à problemática da pedofilia na Igreja, e em 11 de abril passado, pediu publicamente perdão pelos abusos sexuais cometidos por sacerdotes a menores, ao receber a Agência Internacional Católica da Infância (BICE).
A Comissão tem 8 membros, dentre os quais a irlandesa Marie Collins, vítima de abusos por parte de um padre.

Fonte: News.va

Artigos Similares

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Seu comentário será publicado após aprovação! *Campos obrigatórios. *