Como manter a fé em meio a tantos sofrimentos?

0 377

Diante de tantas catástrofes, atentados terroristas, alto índice de violência e morte que assolam o mundo, sentimentos como tristeza, revolta e medo são despertados em nosso interior. Surgem então questionamentos sobre o porquê de tudo isso. Por que Deus permite o sofrimento? Por que tudo isso está acontecendo? E como nós cristãos devemos nos portar diante de tais realidades sem deixar de acreditar em Deus?

Antes de tudo não podemos nos esquecer de que quando o próprio Deus se fez homem, foi somente para nos dar a vida: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10). Ele nos devolveu a oportunidade de salvação através da Sua entrega total a nós na cruz. Mas em momento nenhum nos disse que seria fácil viver aqui, pelo contrário, Ele não nos livra dos sofrimentos, mas divide o fardo conosco (Mt 11, 28-30).

Por graça de Deus o homem tem a capacidade de fazer suas próprias escolhas, inclusive aquelas que não estão de acordo com a vontade do Senhor. A consequência do livre arbítrio é que muitas vezes o homem se deixa levar pelas suas próprias ideologias. Buscam a verdade em tantos lugares e se esquecem de olhar para Aquele que é a única Verdade (Jo 14, 6). Isso faz com que fiquemos cada vez mais distantes de Deus. Quanto mais distantes estamos do Senhor, mais difícil de ouvir Sua voz. Se não O buscamos, o nosso coração se fecha e perdemos a oportunidade de experimentar da vida abundante que Ele nos dá.

Durante a homilia do nosso querido Papa Francisco nesta quinta-feira (19/11/15) ele nos disse:

Preferimos o caminho das guerras, o caminho do ódio, o caminho das inimizades (…), o mundo não entendeu o caminho da paz  

Entender os desígnios de Deus para a humanidade nem sempre é fácil, mas se ao invés de guerras o homem buscasse mais os Sacramentos, se ao invés de vingança buscasse mais o perdão, se ao invés de ódio buscasse mais o amor, se ao invés de tanta ganância houvesse mais a caridade, com certeza o mundo estaria em paz.

Para manter nossa fé firme diante de atos tão terríveis que vêm acontecendo precisamos buscar sempre os sacramentos, de uma forma especial a Santa Eucaristia e Confissão; devemos clamar a misericórdia de Deus sobre todos nós e sobre aqueles que ainda não O conhecem; precisamos unir o nosso coração em oração e com atitudes concretas para com todos que sofrem direta ou indiretamente atualmente; rezar pela nossa conversão diária e ser consolo para o coração chagado de Jesus através da adoração ao Santíssimo Sacramento.

Ações como essas permitem não somente o fortalecimento na fé, mas também a conversão sincera de coração da humanidade. O mundo precisa de paz e só a encontrará quando todos voltarem seu olhar a Deus novamente. Enquanto alguns usam de armas e violência, nós cristão declaramos nossa vitória através da nossa fé (1Jo 5, 4). Que possamos nos unir em oração todos os dias, pedindo a fiel intercessão da Bem-aventurada Virgem Maria, Rainha da Paz, para que Ela possa nos ensinar a buscar cada vez mais a viver os mistérios de Deus aqui na terra.

Permaneçamos no amor de Cristo.

Fiquem com Jesus e Maria!

Elisabeth

Elisabeth Silva

Comunidade Mariana Resgate

Artigos Similares

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Seu comentário será publicado após aprovação! *Campos obrigatórios. *