Como saber que chegou a hora de casar?

0 109

Essa pergunta não pode ser respondida às pressas, muito menos a decisão de casar-se pode ser tomada às pressas, concorda? Ou você conhece alguém que, de repente, diz: – Decidi, amanhã vou me casar?!

Por isso, para responder à altura que merece tudo aquilo que está relacionado ao casamento, dom de Deus, vamos recorrer primeiramente ao Documento da nossa amada Igreja Católica chamado Preparação para o Sacramento do Matrimônio, do Conselho Pontifício para a Família.

Você não sabia que a Igreja tem um documento só para isso??? Só para nos ajudar, ajudar os casais de namorados e noivos, a discernir e se preparar adequadamente para esse maravilhoso Sacramento que é o Matrimônio!? Pois é! Pois tem! Pois tem esse e vários outros documentos voltados SÓ para a FAMÍLIA, célula vital da Igreja. Você pode conferir mais desse e outros documentos na lista de referências abaixo.

Pois bem, de acordo com o documento Preparação para o Sacramento do Matrimônio para saber que chegou a hora de casar há a necessidade de percorrermos um itinerário, ou seja, um caminho que contempla três momentos, aqui expostos de maneira bastante resumida:

  • Preparação remota: abrange tudo aquilo que trazemos da nossa infância, pré-adolescência e adolescência. Diz respeito ao que recebemos de nossos pais, da educação que tivemos, os valores entranhados em nós.
  • Preparação próxima: é o tempo do noivado, tempo propício para verificar a maturidade dos valores humanos próprios da amizade e diálogo entre os noivos. É tempo também para aprofundar a vida de fé e, sobretudo, aquilo que se refere ao conhecimento da sacramentalidade da Igreja.
  • Preparação imediata: é a preparação para a Cerimônia, a qual deve prever a participação ativa dos nubentes, com cuidado especial no sacramento da Reconciliação; e ainda valorizar os ritos canonicamente previstos para o Sacramento do Matrimônio.

Enfim, irmãos, o que gostaria de mostrar com essa pequena síntese desse documento é que nossa igreja está preocupada (bastante preocupada) que as pessoas se preparem bem para assumir um compromisso definitivo. E cabe a nós buscarmos nos formar para melhor viver tudo aquilo que Deus sonhou para nós…

Indico também o livro ‘As 5 fases do namoro’, do autor Sandro Arquejada (membro da Canção Nova), que também tem muito a nos ajudar nesse processo de discernimento do melhor momento para se decidir por um compromisso definitivo.

Ah! Como se faz necessário entendermos o que São João Paulo II tanto enfatizou para nós: que o homem é chamado a viver na verdade e no amor e que este só se realiza através do dom sincero de si. Digo isto, pois muitos querem respostas rápidas e fáceis para seus dilemas e suas dúvidas, sendo que, na verdade, o homem (e a mulher) só se realiza na vivência do dom sincero de si. Ou seja, para me doar a alguém, eu preciso primeiro me possuir; e isso é um processo que não se constrói da noite para o dia. Exige de nós um nível de maturidade que requer a ação do tempo cronológico.

Por isso, meus irmãos, não há uma receita pronta para saber que chegou a hora de casar. O que eu desejo é que os vossos corações estejam totalmente abertos à grandeza da vocação matrimonial da forma como Deus planejou para nós! Isso implica fé, paciência, discernimento, perseverança, sabedoria, coragem, determinação, renúncias, enfim, esses e muitos outros dons que podemos pedir ao Espírito Santo para que venha nos auxiliar.

Deus abençoe

.

.

Com carinho e abraço fraterno

Luciene de Oliveira Ribeiro Trindade

.

.

.

REFERÊNCIAS

  • Preparação para o Sacramento do Matrimônio

http://www.vatican.va/roman_curia/pontifical_councils/family/documents/rc_pc_family_doc_13051996_preparation-for-marriage_po.html

2) Humanae Vitae

http://w2.vatican.va/content/paul-vi/pt/encyclicals/documents/hf_p-vi_enc_25071968_humanae-vitae.html

3) Familiaris Consortio

http://w2.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/apost_exhortations/documents/hf_jp-ii_exh_19811122_familiaris-consortio.html

4) Sexualidade Humana

http://www.vatican.va/roman_curia/pontifical_councils/family/documents/rc_pc_family_doc_08121995_human-sexuality_po.html

5) As cinco fases do namoro

https://loja.cancaonova.com/livro-as-cinco-fases-do-namoro-reedic-o#

Tagged with: , ,

Artigos Similares

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Seu comentário será publicado após aprovação! *Campos obrigatórios. *