Como vejo os frutos da quaresma em mim?

0 39

Bem sabemos que a quaresma é um tempo proposto pela nossa Santa Igreja para buscarmos a nossa conversão e mudança de vida. Quando então nos propomos a viver a beleza desse período, temos a oportunidade de colher inúmeros frutos que nos aproximam de Deus. Entretanto, será que temos realmente buscado viver esse tempo na presença de Deus e com propósitos que nos auxiliam nessa busca ou temos apenas feito penitências e jejuns apenas como preceitos, sem um desejo verdadeiro de mudança?

Segundo o Evangelho (Lucas 4; 1,2), Jesus durante quarenta dias foi conduzido ao deserto pelo Espírito sem nada comer e nem beber, e após este tempo foi tentado pelo diabo. Vemos então que Jesus quis viver este tempo para se unir a Deus e então iniciar sua vida pública. Da mesma maneira, nós temos a oportunidade de viver também quarenta dias de aprofundamento e através das práticas propostas pela Igreja como o jejum e a penitência, temos a graça de viver uma busca pela interiorização e mudança de vida, voltando o nosso olhar para Cristo.

Estas práticas então, se bem vividas, nos levam a uma comunhão com Deus. Além delas, devemos também buscar viver a caridade, o desapego, e participar dos momentos litúrgicos, os quais nos proporcionam uma verdadeira intimidade com Deus. Porém, de nada adianta vivermos todos estes preceitos se o fizermos apenas por obrigação e se não há oração, pois o principal sentido de todas as práticas é amar ainda mais Jesus. Portanto, os frutos que podemos alcançar em nossa vida em uma quaresma bem vivida são o desejo pela conversão diária do nosso coração; a busca de cada vez mais amar a Deus e agradá-Lo em nossos pensamentos e ações; a caridade para com o próximo; o fortalecimento da esperança; uma fé renovada, e inúmeros outros, que Deus fará se nos abrirmos a Ele.

Portanto, viver bem a quaresma não é apenas cumprir preceitos, mas buscar realizá-los com o desejo de mudança de vida e de unir o nosso coração ao de Deus. Consequentemente, veremos que os frutos que irão se manifestar em nós nos levarão a buscar Aquele que é o sentido de nosso viver: Jesus Cristo. Que possamos aproveitar então esse tempo tão fecundo de nossa Igreja e possamos colher futuramente os frutos que Ele irá nos conceder!

Uma santa quaresma a você!

.

.

Bruna Pinheiro

Comunidade Mariana Resgate

(Visited 6 times, 1 visits today)
Tagged with: , , ,

Artigos Similares

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Seu comentário será publicado após aprovação! *Campos obrigatórios. *