Como viver o Advento?

0 48

Como viver o Advento?

A palavra “advento” vem do latim (Adventus) e significa “chegada”, “aproximação”, “vinda”.  Esse tempo possui dupla característica, pois além de nos prepararmos para o Natal, e comemorarmos a primeira vinda de Jesus, voltamos nossos olhos na expectativa da segunda vinda Dele (a Parusia).

A espiritualidade do Advento é marcada por algumas atitudes como a preparação para receber a Cristo; a oração e a vivência da esperança cristã; além, é claro, da montagem do presépio, atitude muito comum entre os fiéis. Por isso vamos deixar alguns passos importantes que nos ajudarão a viver bem esse tempo lindo de conversão e busca de Deus.

– Confissão

O Advento é um tempo de conversão em que nos preparamos para Aquele que há de vir… Como receber alguém em casa se a casa estiver suja? É necessária uma faxina espiritual durante esse precioso tempo em que a Igreja nos concede. Aproveitemos para purificar a alma das máculas do pecado e ganhar forças para não mais cair.

– Esperar com esperança

Já dizia Paulo na sua carta aos Hebreus que a esperança é a âncora da alma (Hebreus 6,19) e por isso, nós, católicos somos convidados, de modo especial neste tempo, a renovar nossa esperança em Deus. Mesmo em meio às situações adversas somos chamados a esperar com alegria e confiança a vinda do Senhor, pautando sempre nossa vida no Evangelho.

– Entrar na casa da Sagrada Família

Sim, para vivermos bem esse tempo precisamos nos aproximar Daqueles que trouxeram o Menino Jesus para nós: Maria e José. É um tempo de união também com eles para aprendermos a cuidarmos de Jesus. Procuremos viver a união com a Santíssima Virgem e o abandono com São José, imitando-Os na busca da vontade de Deus.

– Falar de Cristo

Em meio a um mundo tão corrido, muitas vezes ligamos o automático e esquecemos de meditar o que realmente é importante. Não dá para viver esse tempo de qualquer forma. Devemos aproveitar essa ocasião para cuidarmos melhor das nossas conversas. Que em nossas casas o espírito natalino seja marcado uma vivência fraterna harmoniosa, trazendo sempre a verdadeira razão de nos unirmos: Jesus Cristo!

Que possamos viver um Advento fecundo unidos ao Espírito Santo e a Santa Igreja.

.

.Um santo e abençoado Advento!

Elisabeth Silva

(Visited 1 times, 1 visits today)
Tagged with: ,

Artigos Similares

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Seu comentário será publicado após aprovação! *Campos obrigatórios. *