O Carisma Mariano Resgate expressa a ação de Deus no mundo. O resgate do homem, a busca do homem-filho que Ele criou à sua imagem. Somos chamados a caminhar na via da Virgem Maria, apresentando o Jesus Menino, Homem e Salvador do mundo. Maria, sendo a grande mulher que soube acolher os projetos e sonhos de Deus para nossa Salvação, é para nós o exemplo de como confiar, seguir e servir a Deus, acolhendo a humanidade como seus filhos, como está escrito no Evangelho de São João: “Mulher, eis aí teu filho!” Jesus, do alto da cruz, dirige-se ao discípulo predileto, dizendo-lhe: “Eis aí tua Mãe”! (Jo 19, 26-27).

A CMR reger-se-á pelo Carisma expresso no versículo bíblico:

“E agora, eis o que diz o Senhor, aquele que te criou, Jacó, e te formou, Israel: nada temas, pois eu te RESGATO, eu te chamo pelo nome, és meu. Se tiveres de atravessar a água, estarei contigo. E os rios não te submergirão; se caminhares pelo fogo, não te queimarás, e a chama não te consumirá. Pois eu sou o Senhor, teu Deus, o Santo de Israel, teu Salvador. Dou o Egito por teu RESGATE, a Etiópia e Sabá em compensação. ” (Is 43, 1-3)

Testemunhando as maravilhas que Deus fez e faz em nós, devemos ser um sinal luminoso no meio do mundo, exercendo o resgate de valores cristãos, éticos e doutrinários de cada ser humano. Tendo sempre um coração agradecido e confiante em Deus como o da Virgem Maria.