A Comunidade Mariana Resgate nasceu na cidade de Alfenas/MG em março de 2009, quando Danusa da Silva (fundadora da Comunidade) partilhou em uma reunião de oração com alguns jovens, o que estava em seu coração. Sentia o chamado em se doar totalmente para Deus, com um jeito novo e diferente de viver o Evangelho e anunciá-lo com a vida.

Depois de um tempo de formação e oração, ao final do ano de 2009, deu-se início ao primeiro apostolado da Comunidade Mariana Resgate, o Grupo de Oração Missão Resgate, um lugar onde o “ carisma” era derramado e os jovens experimentavam abundantemente a graça de Deus em suas vidas. O ministério de música formado começou a servir nas missas da paróquia onde estavam.

Deu-se início, em 2010 a outro apostolado da Comunidade, o Grupo de Oração Gerados Por Maria, que acontecia todas as terças-feiras na Igreja São Sebastião e São Cristóvão, apostolado que depois de alguns anos se transferiu para a Capela Santo Antônio, no Bairro Recreio Vale do Sol.

Iniciaram-se ainda os retiros – RANOM (Resgate de Almas a Nossa Missão), de primeiro anúncio, para as pessoas que não frequentam a Igreja, e estão afastadas; o EeVM (Espiritualidade e Vida Mística), que trabalha a espiritualidade de santos e sua vida de perseverança no seguimento do Cristo e fidelidade à Igreja.

Em 2012, a Comunidade começou a levar o Carisma através da internet, surgindo a Web Rádio Mariana Resgate, com programas que anunciam a Palavra, o amor de Deus pelas mãos de Maria, a alegria do servir e da doação a Deus. Ainda neste ano, aconteceu a gravação do primeiro CD do Cenáculo de Música Mariano Resgate, Aqui Estou Jesus e do primeiro CD de Oração.

Deus havia feito brotar no coração de nossa fundadora o desejo de iniciar um projeto social que levasse a música para crianças e adolescentes. No dia 30 de outubro de 2013 é inaugurada a Casa de Missão Santa Teresinha com o projeto social Canto novo, atendendo as crianças e adolescente do Bairro Recreio Vale do Sol e região.

Olhando para a realidade dos jovens e atentos às suas necessidades, em 2013 iniciamos o encontro Afetividade e Sexualidade.

Em agosto de 2014, a Comunidade Mariana Resgate é agraciada com a presença de Jesus Eucarístico na Capela da Casa Geradas por Maria, onde desde então, fazemos nossas adorações comunitárias, atendimento de oração, celebração da Santa Missa, enfim, onde também vivemos o céu na terra.

Em 2016, Deus queria instaurar um tempo de graça, iniciamos o Kairós para homens, Kairós para mulheres e Kairós para namorados, noivos e casados. Neste ano começamos o apostolado Maria visita a sua casa, em que rezamos o terço, lemos passagens bíblicas que falam de Maria e partilhamos o Evangelho do dia nos lares de famílias de nossa cidade. Foi neste ano também que o encontro Fiat Faça-se nasceu, um encontro de espiritualidade Mariana com momentos de pregação, adoração, Santa Missa, atendimento de confissão, apresentações artísticas, shows, etc…

O Cenáculo de música Mariano Resgate em 2018 lança o CD Celebrai, com músicas voltadas para a celebração litúrgica, possuindo canções para todos os momentos da Santa Missa.

Nossa caminhada segue na graça de Deus. Estamos presentes nas redes sociais, possuímos um canal no youtube e um site com notícias, formações cristãs e tudo o que acontece na CMR.

Na vivência do nosso sim diário, percorrendo a via de Maria, buscamos na doação de nossas vidas, mostrar ao homem que ele é filho de Deus e que Deus o chama a uma amizade com Ele.