depressao

Depressão: vem batendo a porta de tantos

0 149

Hoje em dia nos deparamos cada vez mais com a depressão, como tem aumentado o número de pessoas com este problema, seja criança, adolescente, adulto, idoso. A depressão tem batido a porta de muitos.
Por que está tão comum ouvir falar que um parente ou um amigo está com depressão? Como não deixá-la entrar? Como sair dela? Como ajudar uma pessoa querida que esteja passando por ela? Vários são os questionamentos…
Primeiramente, a depressão vem atingindo a muitos, principalmente nos dias de hoje em meio a muitos estresses, correrias e demais coisas que o mundo tem oferecido.
Aqui entra a vida de oração. Como são abençoados os dias vividos por meio da oração. A fidelidade na vida de oração nos faz felizes, mesmo em meio a problemas, preocupações, nos faz caminhar por onde Deus quer. A oração é uma arma contra esta doença. Fortalece a alma e deixa-a unida a Deus, e a depressão não entra ou fica mais difícil de entrar, quando ela resolver bater.
Mas, infelizmente, todas as pessoas estão susceptíveis a depressão. O sentimento de tristeza todos nós sentimos, mas não podemos cultivar este sentimento pois pode virar enfermidade. Depressão é uma doença. Ninguém fica doente porque quer. Uma vez fraco e exposto aos fatores de risco, a doença vem.
Como doença, a depressão requer tratamento. É necessário a busca de um médico psiquiatra, são necessários remédios. Tudo com muita cautela. Quantas vezes hoje, em consultórios médicos, são receitados antidepressivos sem nem ao menos escutar a pessoa, ou por estar tão comum esta doença.
Uma vez devidamente diagnosticada, a depressão necessita de tratamento sim, são necessários os remédios, pois ela atinge o corpo. Entretanto, mais do que uma doença que atinge o corpo, ela é uma doença que atinge a alma.
Ao se falar de alma, vamos ao Médico dos médicos. Somente Deus pode agir na alma, justamente por Ele ser o Dono dela e ter poderes para se achegar até ela. Deus deu inteligência para o homem, os medicamentos ajudam, mas somente Deus pode agir na alma da pessoa. A depressão tem raiz, Deus se achega até esta raiz e realiza a cura.
Muitas vezes a pessoa com depressão, de início, resiste ao tratamento médico e se afasta de Deus. A pessoa se prende nela mesmo, perde a vontade de fazer o que gosta, perde a vontade de rezar, se isola e apresenta cansaço, dores crônicas, entre outros. Uma prisão onde a pessoa não vê meio para se libertar e não tem nem vontade para reagir e sair dali.
O convite de Deus para todas as pessoas que hoje se encontram com este problema é um convite para ação. Ele está junto, sempre esteve. A pessoa deve se apoiar em Deus e conseguir forças de onde ela não consegue ter, retirar em Deus esta força e vontade para continuar a viver e superar tudo isso.
Antes de remédios ou junto a eles, a prioridade é rezar, a própria pessoa rezar e também pedir oração. É em Deus que se encontrará força para reagir e não se entregar totalmente a doença. É em Deus que se superará a depressão.
Meus irmãos, se a depressão nunca bateu em sua porta, louve a Deus e estabeleça com Ele laços cada vez mais fortes para que ela não venha. Se você se sentir triste, viva a tristeza em Deus. Podíamos até trazer aqui o exemplo de Maria. Nossa Virgem Mãe, quando ainda nova de idade, recebeu a notícia que seria mãe e nem casada Ela era. Depois, viu Seu próprio Filho sofrendo e seguindo para uma morte de cruz. Isto não é para se perguntar ‘naquela época existia depressão?’. Não. Nossa Senhora teve motivos para ser triste, mas foi alegre e venceu tudo, porque estava com Deus e vivia com Ele. Assim devemos ser nós…
Meus irmãos, se a depressão já bateu na sua porta, se hoje você se encontra assim, não se sinta culpado. Isto pode acontecer no nosso meio, sim. Mas louve a Deus também. Louve porque tens um Deus para retirar você da tristeza! Procure tratamento médico, mas consiga força em Deus para retirar a depressão de sua casa interior. Na sua casa interior a porta foi feita para ser aberta as graças de Deus.
            Lembre-se:
“E agora eis o que diz o Senhor, aquele que te criou Jacó, e te formou, Israel: nada temas, pois eu te resgato, eu te chamo pelo nome, és meu. Se tiveres que atravessar a água, estarei contigo. E os rios não te submergirão; se caminhares pelo fogo, não te queimarás, e a chama não te consumirá. Pois eu sou o Senhor teu Deus, o Santo de Israel, teu Salvador. Dou o Egito por teu resgate, a Etiópia e Sabá em compensação.” (Isaías 43, 1-3)
“Alegra-te”
Deus os abençoe!
Camila Csizmar Carvalho

Artigos Similares

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Seu comentário será publicado após aprovação! *Campos obrigatórios. *