domingo de ramos

Domingo de Ramos

0 43

O Domingo de Ramos marca o início da semana santa, relembramos e celebramos a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, poucos dias antes de sofrer a sua paixão, morte e ressurreição.
Mas porque ele é chamado assim?
Ele é chamado assim porque o povo cortou ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras para aclamar o Filho de Davi, eles estendiam seus mantos para cobrir o chão onde Jesus passava montado num jumento, e acolhiam Jesus agitando seus ramos, de oliveira e palmeira gritando: “Rei dos Judeus”, “Hosana ao Filho de Davi”, “Salve o Messias”. Os ramos significam a vitória: “Hosana ao Filho de Davi: bendito seja o que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel; hosana nas alturas”.
           
A cena em que tudo transcorre reproduz a profecia de Zacarias no cap. 9, 9
E assim, Jesus entra triunfante em Jerusalém despertando nos sacerdotes e mestres da lei muita inveja, desconfiança, medo de perder o poder. Então eles começam a pensar em algo para prender e condenar Jesus à morte e morte de cruz.
 O ato de levarmos os ramos para casa nos lembra que estamos unidos a Cristo na luta pela salvação do mundo. A Procissão de Ramos tem como objetivo apresentar a peregrinação que cada cristão realiza sobre a Terra buscando a vida eterna ao lado do Senhor. Esse ato nos faz relembrar que somos peregrinos neste mundo e que o céu é o lugar de onde viemos e para onde devemos voltar.[i]
Quantas vezes ficamos pensando nos judeus que aclamaram Jesus e logo em seguida mudaram de opinião virando-lhe as costas pedindo a sua morte, que neste domingo possamos refletir nas vezes em que nos também fazemos isto com o Senhor, o louvamos, bendizemos, agradecemos por seus milagres em nossas vidas e nos enchemos de boas intenções para seguir os seus passos, porém, ao primeiro obstáculo, nos deixamos levar pelo desânimo, pela falta de fé, e mais uma vez, por esse desamor, alimentamos o sofrimento de Jesus. E assim possamos tomar a decisão de sermos fieis a Jesus até o fim.

[i]  Professor Felipe Aquino
Andrea Esteves
Com. Mariana Resgate
 
Tagged with:

Artigos Similares

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Seu comentário será publicado após aprovação! *Campos obrigatórios. *