100 anos guaxupé

Em comemoração a centenário, Diocese de Guaxupé lança marca e novo site

0 389

Jornalistas, integrantes da Pastoral da Comunicação e outros convidados acompanharam na manhã do sábado, 14 de setembro, o lançamento oficial da logomarca comemorativa do Centenário da Diocese de Guaxupé e também do novo site da instituição.

O evento aconteceu durante coletiva de imprensa, realizada na Cúria Diocesana, em Guaxupé. Dom José Lanza Neto, bispo de Guaxupé compôs a mesa ao lado de padre Henrique Neveston da Silva, coordenador diocesano de Pastoral e padre Rodrigo Costa Papi, coordenador diocesano da Pastoral da Comunicação. Também estiveram presentes padre Gilvair Messias da Silva, representando o Jornal Comunhão, e Alexandre Oliveira, da Agência Banana, Canela e Design, que falou sobre os aspectos técnicos da marca e do site.
Os 100 anos da Diocese de Guaxupé serão comemorados em 3 de fevereiro de 2016. Por isso, uma série de atividades já está sendo realizada em preparação. Durante a coletiva, Dom Lanza falou do contexto histórico da criação da diocese, bem como abordou a programação que acontecerá durante esse tempo nos sete setores da diocese.
Marca
Para a marca comemorativa, a ideia foi ressaltar o símbolo regional comum de todos os diocesanos, que é a Catedral de Guaxupé. “Procuramos localizar algo na diocese que fosse comum a todos os moradores. Algo que estivesse ligado, não só à mística do catolicismo, mas também à comunidade.”, explicou Alexandre. O desenho da catedral envolvido pelo numeral 100 em formas douradas representa a unidade de toda a igreja.
A marca do centenário também traz o slogan “Lançando redes, gerando comunidades!”. A frase é fruto de uma inspiração que padre Rodrigo teve durante um retiro para padres no início de 2013 e passou por aprovação da comissão de organização do centenário. “Apesar do slogan ter sido apresentado e aceito ainda no começo do ano, ele é a nossa resposta ao apelo do papa Francisco que pede uma igreja missionária. Essa é nossa resposta, nosso jeito de sermos missionários e dizermos: Eis-nos aqui, Senhor!”, completa padre Rodrigo.
Novo site
Durante a coletiva, também foi possível conhecer o layout e conteúdo do novo site da Diocese de Guaxupé, que deve entrar no ar até o dia 1º de outubro. O site será o principal canal de comunicação da instituição, não só com os fiéis católicos mas com toda a sociedade. As principais mudanças são o layout, mais moderno e dinâmico, uma programação mais atual e acessível e a integração junto às redes sociais. 
Com uma interface mais amigável, além de estar conectada às redes sociais, a ferramenta possibilitará a inclusão de reportagens, formação e informação de qualquer local, desde que tenha acesso à internet.
Dom Lanza terá um espaço exclusivo no novo mecanismo. Intitulado “A voz do Pastor”, trará semanalmente textos, áudios e/ou, vídeos relacionados a temas diversos e com a visão da igreja para cada assunto.
Com um destaque especial no site, as notícias sobre o centenário da diocese estarão sempre atualizadas conforme o cronograma das atividades e eventos que serão realizados até 2016.
Celebrações do Centenário 
Uma intensa programação foi planejada pelo Conselho Diocesano de Pastoral e aprovada pelo Conselhos Pastorais de Setor, para marcar esse período que nos prepara para celebrar essa data histórica. A abertura das atividades aconteceu no início desse ano, com procissão e Missa em honra à Nossa Senhora das Dores e ainda, o Boté Fé, evento que reuniu uma multidão de jovens em Guaxupé, em preparação à Jornada Mundial da Juventude. 
A abertura das comemorações recebeu a mesma data da criação da diocese, 3 de fevereiro. Nessa primeira ocasião, às 9h, em Guaxupé, houve procissão com a imagem da padroeira, Nossa Senhora das Dores, com saída da avenida Conde Ribeiro do Vale (entrada da prefeitura) em direção à catedral diocesana para a santa missa. Durante a celebração, houve a entrega da cruz missionária da Jornada Mundial da Juventude a cada representante jovem das paróquias e, em seguida, foi lido o decreto de abertura das celebrações e atividades do centenário, além da promulgação de concurso para o hino comemorativo. Até novembro de 2013 todo diocesano pode se inscrever para participar do concurso deste hino. De acordo com a programação oficial, até dezembro desse ano, estão previstos estudos, nos conselhos de pastoral paroquial e setorial, de subsídios com questões aprofundadas da fé cristã.
 

Artigos Similares

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Seu comentário será publicado após aprovação! *Campos obrigatórios. *