Hélisson José (Comunidade Mariana Resgate), Katia Roldi (Coordenadora da RCC Brasil), Danusa da Silva ( Fundadora da Comunidade Mariana Resgate)

Encontro de Articulação da RCC e Novas Comunidades

0 858

Motivados pelo tema da Renovação Carismática Católica do Brasil para este ano de 2014 é que aconteceu, nos dias 20, 21 e 22 de junho, na Arquidiocese de Pouso Alegre-MG o encontro para Articulação da RCC e Novas Comunidades, sediada pela Comunidade Javé Nissi – Renovação Carismática Católica. O encontro foi promovido pelo Conselho Nacional da RCC com as presenças da presidente do Conselho Nacional da RCC – Kátia Roldi, do membro do Conselho – Reinaldo Bezerra e do moderador da Comunidade Javé Nissi – Tácito Coutinho (Tatá). Também esteve presente o Coordenador Estadual da RCC de São Paulo – Rogério Soares. Participaram do evento cerca de 130 pessoas, dentre eles, fundadores de comunidades, formadores, moderadores e também coordenadores diocesanos da RCC de várias partes do Brasil.

Luizinho (Fundador da Comunidade Passio Domini), Rogério Soares (Fundador da Comunidade Kênosis / Coordenador Estadual da RCC São Paulo), Reinaldo Bezerra (Membro efetivo do conselho nacional da RCC) Michel Leite (Fundador da Comunidade de Evangelização Terra de Adoradores / Articulador da RCC e Novas Comunidades de Minas Gerais), Tatá (Moderador Geral da Javé Nissi)

O objetivo do encontro foi justamente promover a articulação entre a RCC e as Novas Comunidades, uma expressão inspirada pelo Espírito Santo nos últimos tempos e que tem surgido pela vontade de Deus em vários lugares do mundo. No Brasil encontram-se muitas e, talvez, a maioria dessas comunidades e a Igreja tem acolhido com muito carinho e atenção essas realidades.

Partindo do Antigo Testamento e perpassando resumidamente toda a história da caminhada da Igreja até os tempos atuais – tempos de pleno derramamento do Espírito Santo sobre nós -, Reinaldo Bezerra nos levou a compreender profundamente a ação do Espírito na condução do seu povo, na caminhada da Igreja. Somos um povo privilegiado, pois temos acesso ao Espírito Santo e o mesmo é derramado sobre todos aqueles que pedirem, como cumprimento da promessa de Deus para nós (Jl 3,1-5).

A RCC é uma corrente de graça na Igreja e para a Igreja (Papa Francisco), um dom de Deus para o mundo atual. Essa corrente de graça que é a RCC comporta diversas expressões como, por exemplo: Grupos de Oração, Escolas de Evangelização, Institutos de Formação, Institutos Religiosos, Comunidades de Vida e Aliança, Comunidades de Renovação, bandas carismáticas e etc. Dentre essas expressões surge o Movimento Eclesial da RCC, uma das muitas expressões que tem a finalidade de organizar, articular, direcionar e refletir sobre essa corrente de graça. Um movimento que se organizou de uma forma a atender às buscas, às demandas
de vida na terra, dessa espiritualidade de pentecostes. Para tanto, o ICCRS (International Catholic Charismatic Renewal Services / Serviços para a Renovação Carismática Católica Internacional) e o Conselho Nacional da RCC se estruturam nessa perspectiva de serviço com o intuito de promover e preservar a identidade dessa grande corrente de graça representando as diversas expressões. O Papa João Paulo II diz que “ao ICCRS compete a tarefa de coordenar e promover o intercâmbio de experiências e de reflexões dentro das comunidades carismáticas católicas espalhadas pelo mundo(Mensagem aos participantes do Encontro Mundial da Renovação Carismática Católica).

As palavras do Papa Francisco à Renovação Carismática foi nos trazida pela Kátia como um forte testemunho da experiência vivida pessoalmente em Roma, por ocasião do histórico encontro do Sumo Pontífice com o movimento da Renovação Carismática da Itália, o ICCRS e a Fraternidade Católica, que reuniu cerca de 50.000 mil fiéis carismáticos do mundo todo. Lá se dirigiu seu discurso de acolhimento e exortação à Renovação Carismática Católica, confirmando sua caminhada e a das Novas Comunidades e testemunhando sua experiência com a RCC em Buenos Aires quando ainda era cardeal.

Dentre outros vários momentos fortes de reflexão que houveram durante o encontro foi possível perceber que, de fato, a unidade se constrói a partir do diálogo constante e não por decretos, mas é preciso que se tenha abertura e conversão pastoral de todas as partes. A unidade proposta pela RCC do Brasil, motivada pela palavra de São Paulo aos Efésios: “conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz” (Ef 4,3), é vontade de Deus para os nossos tempos, pois o Espírito sempre une, nunca dispersa. Essa unidade começa a acontecer na prática, pois o Presidente da Fraternidade Católica Internacional (CatholicFraternity)– organismo que representa as Novas Comunidades no Mundo -,Gilberto Barbosa, Fundador da Comunidade Obra de Maria, decidiu, juntamente com o ICCRS, unir os dois escritórios internacionais que já existiam – embora em sala separadas no Vaticano-, ação essa que já começou a acontecer e que em outubro de 2014 se concretiza. Agora ambos organismos dividirão o mesmo espaço físico.

Portanto, meus queridos irmãos, cabe a nós promover essa unidade que se dá a partir da experiência de Pentecostes, que fecunda em nós a vontade de Deus e a busca pela verdade.Sejamos, então, esses apóstolos da unidade no Espírito Santo.

Hélisson José

Consagrado da Comunidade Mariana Resgate

– http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2014/june/documents/papa-francesco_20140601_rinnovamento-spirito-santo.html

– http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/speeches/2000/apr-jun/documents/hf_jp-ii_spe_20000424_catholic-charismatic-renewal_po.html

– http://www.rccbrasil.org.br/interna.php?paginas=36

– http://www.rccbrasil.org.br/interna.php?paginas=55

– http://www.iccrs.org/Dettaglio.php?id_liv3=1196

– http://www.catholicfraternity.net/

Artigos Similares

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Seu comentário será publicado após aprovação! *Campos obrigatórios. *