pascom

Encontro Diocesano de Comunicação

0 48

A Comunidade Mariana Resgate marcou presença no encontro Diocesano de Comunicação. 
Confira como foi…

Fonte: Guaxupe.org

No sábado, 17 de maio, foi realizado na Cúria, em Guaxupé, o Encontro Diocesano da Pastoral da Comunicação. Mais de 80 pessoas, vindas dos sete setores pastorais, participaram das atividades.

O evento teve como tema o 48º Dia Mundial das Comunicações Sociais Sociais: “Comunicação a serviço de uma autêntica cultura do encontro”. Os participantes puderam se aprofundar sobre o chamado pessoal, o papel da PASCOM dentro das paróquias e também em relação ao Centenário da Diocese de Guaxupé e as Santas Missões Populares.

Estiveram presentes padre Henrique Neveston, coordenador diocesano de pastoral, padre Gilvair Messias, coordenador diocesano da Pascom, padre Gladstone Miguel da Fonseca, pároco da Paróquia São José, de São Sebastião do Paraíso, padre Sandro Almeida dos Santos, pároco da Paróquia Santa Rita, de Cássia, e padre João Batista da Silva, pároco da Paróquia São Sebastião, de Areado, além de vários seminaristas e vocacionados.  Profissionais e comunicadores representantes da Pascom, movimentos e comunidades da diocese também marcaram presença.

Um dos momentos mais importantes do evento foi quando os participantes foram divididos em grupos de acordo com o setor pastoral e puderam partilhar sobre as realidades de cada paróquia e cidade. Foi também momento de falar das dificuldades e sugerir melhorias para que a pastoral cresça a nível diocesano e cumpra sua missão de integrar todas as outras pastorais da Igreja.

Cada um dos sete setores pastorais elegeu uma pessoa que será representante da Pascom. Este coordenador terá participação no Conselho de Pastoral do Setor (CPS)  e também na equipe diocesana da Pascom.

João Vitor Calvelli é responsável pela comunicação da Comunidade Mariana Resgate, de Alfenas, e foi um dos participantes do encontro. Ele contou que gostou muito do evento e que é belo ver a Igreja se mobilizando e utilizando de todos os meios para levar o nome de Cristo. “O que mais me marcou foi a reflexão do padre Gilvair sobre a carta do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações. Me fez repensar em como temos comunicado. Será que estamos só levando informações ou estamos levando o amor de Cristo verdadeiramente? Precisamos promover esse encontro com o nosso próximo”, frisou ele.

Jane Martins faz parte da Pascom da Paróquia São Sebastião de Areado desde a crianção, há cerca de um ano. Para ela, poder trocar experiências com outros agentes da Pascom foi muito útil e gratificante. “Nós aprendemos e ensinamos novas formas de propagar boas notícias”, destacou.

A Pascom voltará a se reunir em nível diocesano no mês de novembro, quando serão realizadas oficinas práticas. As paróquias que ainda não possuem a Pastoral da Comunicação formada e desejam iniciar esse trabalho podem entrar em contato através da página da diocese no Facebook.

 por Julianne Batista

jornalista/Diocese de Guaxupe

Artigos Similares

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Seu comentário será publicado após aprovação! *Campos obrigatórios. *