Emanuela

Entrevista com Emanuela Valente – Especial Vocações

0 85

1) Como se deu sua descoberta de que Deus te chamava a uma vida de maior intimidade com Ele?

Desde criança eu sentia no meu coração algo que me incomodava, mas eu não sabia o que era! O tempo foi passando e, como eu não entendia essa inquietação no meu coração, fui vivendo coisas que, ao invés de me aproximarem de Deus, só me afastavam! Isso foi acontecendo até que um dia, em uma festa, o vazio e a ausência de Deus em minha vida foram tão grandes que senti como que um grito na minha alma, um grito de socorro! Então comecei a olhar para mim e ver que tudo o que eu estava vivendo era muito pouco diante ao que eu poderia esperar de Deus! Confesso que nessa época eu também já estava cansada de “ser mais uma no mundo”. Depois disso, me decidi a cada dia ir preenchendo o vazio na minha alma construindo uma amizade com Deus!

2) Para você o que significa ser um consagrado a Deus?

Para mim, ser um consagrado a Deus é você ser íntimo de Deus ou viver uma busca constante dessa intimidade/amizade com Deus! Para mim, um consagrado é aquele que faz de tudo para entrar na Escola de Maria e, ao se matricular, se empenha ao máximo em seguir os ensinamentos e o exemplo da Mestra!

3) Diante da realidade da nossa sociedade, como os consagrados, membros de Novas Comunidades, podem contribuir para que o Reino de Deus aconteça em nosso meio?

O consagrado precisa ser um amigo de Jesus. Sabemos que a convivência gera a aparência, logo, os amigos de Jesus, com a própria vida, levam a Alegria do Evangelho a todos os lugares e pessoas. Testemunham Cristo, vivem e/ou buscam viver os Conselhos Evangélicos, não baseiam a vida em quereres próprios ou convenientes, mas na vontade de Deus. São capazes de renunciarem a si mesmos por causa do outro. Sendo assim e vivendo assim o consagrado contribuirá para que o Reino do Céu aconteça em nosso meio, ou seja, para que possamos viver o Céu na terra.

4) Que recado você deixa para todos os leigos consagrados nesse mês de agosto, mês dedicado às vocações?

Irmãos consagrados a Deus através dos mais variados Carismas e Instituições, peçam para que o Espirito Santo de Deus inflame e avive a chama da vocação de cada um para poder responder, cada vez mais, com fidelidade a esse chamado que o Senhor os faz! Que a doce Virgem Maria, nossa linda mãe e rainha augusta, os esconda no seu manto sagrado para serem formados por Ela e que Seu exemplo impulsione-os a dar um “sim” autêntico, diariamente, a Deus!

Por fim, se apeguem também a São José, homem justo, equilibrado, zeloso, temente a Deus… e recorram sempre ao seu valimento nas dificuldades e provações!

Abraço fraterno!

Artigos Similares

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Seu comentário será publicado após aprovação! *Campos obrigatórios. *