escutar deus pela oração

Escutar, confiar e responder à voz do Mestre

0 1047

Não podemos esperar ouvir a voz de Deus como uma pessoa que fala ao nosso ouvido emitindo um som audível. Para ouvir Sua voz é necessário silenciar-se, entrar em oração e ser sensível às moções do Espírito. Deus fala conosco através de uma palavra na Bíblia, através de um irmão em uma partilha, e de diversas e infinitas maneiras. Mas muitas das vezes, Deus nos fala no silêncio, na paz de estar em sua presença.
A certeza que temos de que o que está em nosso coração em um momento de oração é realmente a voz de Deus é a paz que Ele nos dá. Devemos aprender a ouvir Deus não com os ouvidos, mas com o coração. Pois é do coração de Deus que vem toda a paz para o nosso coração. E é em nossos corações que Ele habita.
 
Quando o sentimento de paz, serenidade e conforto vem acompanhado de uma vontade, um pensamento ou até mesmo de um sinal que acreditamos ser de Deus, desde que estejamos em oração, podemos confiar que ali é a voz de Deus para nós. É Ele quem está utilizando de seus meios para se comunicar conosco, para nos dizer algo. Mas ainda sim nós, com nossa humanidade que muitas vezes nos impede de viver a graça de Deus, deixamos que certos sinais de Deus passem despercebidos. Por isto devemos nos recolher e entrar no mais íntimo de nosso ser, para que possamos criar um “isolamento”, onde somente quem pode ultrapassar é Deus. É ali que vamos viver a intimidade com Ele, e estaremos aptos a ouvir sua voz, perceber seus sinais e responder ao Seu chamado ou àquilo que Ele quer de nós.
 
Devemos ter Deus como o nosso melhor amigo. É somente com meu melhor amigo que eu posso contar todas as horas, e que na maioria das vezes, eu posso contar a ele aquilo que ninguém mais sabe, meus segredos. Você tem segredos com Deus? Se ainda não tiver, comece a ter, pois somente Ele e mais ninguém, além de guardá-lo, vai te ajudar sempre a preservar este segredo seguro.
 
Assim como confiamos em nossos amigos, a ponto de contar nossas situações mais íntimas e deixá-los fazer parte de nossos segredos e muitas vezes nos ajudar quando necessitamos, com Deus não é diferente. Ele está sempre de ouvidos colados em nosso coração. Mesmo que não falamos, Ele sabe tudo o que está se passando, e sempre está disposto a nos ajudar. E assim como um amigo íntimo, que podemos ouvir, confiar e seguir seus conselhos, Deus se coloca como este amigo para nós. Porque além de ser nosso maior amigo, Ele é nosso Pai, nosso criador. E assim como um pai quer o melhor para seu filho, Deus quer o melhor para Seus filhos também. É aí que Ele nos dá meios para que possamos seguir e responder à Sua voz.
 
Infelizmente, muitas vezes, nos fechamos em nós mesmos e não deixamos o espaço de Deus livre para Ele entrar e habitar dentro de nós. Assim não conseguimos ouvir Sua voz. E buscamos respostas onde não podem ser encontradas. Não deixar Deus agir é como querer ouvir Sua voz e ao mesmo tempo tapar os ouvidos. Deus chega a gritar, mas nós nunca O escutamos, pois estamos tapando nossos ouvidos espirituais com a auto-suficiência, a arrogância, o medo de confiar nEle, o pecado…
 
Para poder responder à voz de Deus, é necessário ouvirmos e confiarmos naquilo que Ele coloca em nossos corações. Devemos estar abertos ao que Ele tem a nos dizer para podermos responder. E se não respondermos devidamente à Sua voz, o resultado pode não ser bom, e a felicidade que tanto almejamos, pode se tornar uma frustrante busca de algo que nunca vamos encontrar.
 
Vamos ouvir à voz do mestre?
 
Sandro Pereira.

Artigos Similares

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Seu comentário será publicado após aprovação! *Campos obrigatórios. *