Francisco é o quinto Papa a visitar a Policlínica Gemelli de Roma

0 49

Roma – (RV) – O Papa Francisco visita na tarde desta sexta-feira, 27, a Policlínica Gemelli de Roma. Ele será o quinto Pontífice a visitar este hospital, por ocasião de seus 50 anos de fundação. O Santo Padre passa pelos setores de oncologia, pediatria, ematologia, oncologia médica e neuropsiquiatria infantil. Encontra os doentes e funcionários do hospital, além dos professores e estudantes da Universidade Católica Sagrado Coração. Também preside uma missa na praça dos institutos biológicos.
Antes de Francisco estiveram no Gemelli: João XXIII, Paulo VI, João Paulo II e Bento XVI. João XXIII teve uma ligação especial à sede de Roma da Universidade Católica: foi ele, em 5 de novembro de 1961, a inaugurar e a abençoar a Faculdade de Medicina e Cirurgia, que precedeu, em 3 anos, a inauguração do hospital dedicado ao fundador da Universidade Católica, Padre Agostinho Gemelli.
O décimo andar do Gemelli ficou famoso por ter hospedado João Paulo II quando este foi vítima de um atentado, em 1981. Deste local, Karol Wojtyla pronunciou o Ângelus dominical, enquanto se recuperava. Depois, esteve no hospital mais 3 vezes, além das 2 internações antes de sua morte, em 2005. O Papa Emérito Bento XVI foi ao Gemelli pela primeira vez em 5 de agosto de 2005, por ocasião da hospitalização de seu irmão Georg. Foi uma visita privada, mas o Pontífice também falou com os doentes. Bento XVI retornou para um encontro com as crianças doentes e em outra ocasião para visitar o cardeal francês Roger Etchegaray.
Em 2013, a Policlínica Gemelli registrou 68 mil atendimentos no pronto-socorro, 3.200 partos e cerca de 44 mil intervenções cirúrgicas. O hospital tem 4.300 funcionários, destes 855 médicos e 2.372 enfermeiros e auxiliares. (EF)

Fonte: News.va

Artigos Similares

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Seu comentário será publicado após aprovação! *Campos obrigatórios. *