Idosos e avós encontrarão o Papa Francisco em setembro

0 74

Cidade do Vaticano (RV) – Um dia dedicado ao encontro dos idosos e avós com o Papa Francisco. Esta é a iniciativa do Pontifício Conselho para a Família a ser realizada no dia 28 de setembro, na Praça São Pedro, no Vaticano. O encontro intitulado “A bênção de uma vida longa” será aberto às 9 horas e culminará com a Santa Missa presidida pelo Papa Francisco às 10h30min.
O Presidente do Pontifício Conselho para a Família, Dom Vincenzo Paglia, afirmou que o encontro “parte do pressuposto de que a velhice não é um naufrágio, mas uma vocação”. Ao elogiar o aumento na expectativa de vida, reconheceu por outro lado que “sobre este tema ainda não foi desenvolvida uma reflexão adequada”.
Neste sentido, a iniciativa pretende “chamar a atenção de todos sobre a importância deste período da existência humana, sublinhando que os idosos não são somente objeto de atenção ou de cuidado”, mas “sujeitos de uma nova perspectiva de vida”, o que leva a “ser repensada a própria velhice, o seu compromisso no mundo e na Igreja”, assim como “o compromisso da Igreja em relação a eles”.
Dom Vincenzo Paglia exemplifica isto, explicando que além “dos compromissos tradicionais de transmitir a fé e de ajudar os pais” existem outros a serem aprofundados como “o de rezar, por terem mais tempo à disposição – e de comunicar o Evangelho”, fazendo eco a Ana, a profetisa.
Segundo o Presidente do discastério vaticano para a família, os mais velhos podem ajudar a transmitir a concepção do “enfraquecimento da vida” não como uma “tragédia final”, mas como “um testemunho de esperança no além”.
Em diversas oportunidades o Papa Francisco tem se manifestado sobre a importância dos dois “extremos” da sociedade: os jovens, que têm o vigor, e os idosos, que têm a sabedoria, mas muitas vezes são descartáveis.
Inscrições para o encontro e maiores informações serão publicadas a partir de 1º de julho no site deste dicastério: http://www.familia.va/

Fonte: News.va

Artigos Similares

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Seu comentário será publicado após aprovação! *Campos obrigatórios. *