roma

Igreja Católica Apostólica Romana

0 103

Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela”(Mt 16,18). Com estas palavras, Jesus declarou a fundação da sua Igreja, Una, Santa, Católica e Apostólica. E completou: “Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”(Mt 16,19 e Mt 18,18).
 
Diante de tantos textos que encontramos sobre a nossa Igreja, não tem como nos esquecermos de sua origem. A nossa Igreja é linda e sua história é riquíssima, com milhares de escritos deixados pelos primeiros cristãos, a Palavra de Deus, o Magistério, a Tradição, os documentos, os Concílios, as cartas dos Papas, etc.
 
Estudar sobre a Igreja Católica é, hoje, uma necessidade e um dever para nós que somos Igreja.E isso é um pedido do nosso Papa Bento XVI, principalmente a nós jovens. Precisamos defender a nossa Igreja contra os diversos ataques que ela tem sofrido. Costumo dizer que se a Igreja não fosse vontade de Deus ela não existiria até hoje, diante de tantos desafios que ela já encontrou. Por isso, precisamos conhecê-la e defendê-la.
 
A Igreja é fundada por Deus, mas é feita de homens, e os homens são falhos e pecadores; nós somos a Igreja. Aquilo que é a parte humana da Igreja, com certeza, haverá erros, mas o que é da vontade de Deus, isso persiste até o fim.
 
Na Bíblia encontramos diversas passagens que tratam sobre a Igreja, os apóstolos e seus sucessores, os primeiros cristãos, os martírios, a propagação do Evangelho (basta ver o índice doutrinal – Igreja, na Bíblia Ave-Maria, p. 1594). Um trecho em especial, nos chama a atenção pela responsabilidade que Jesus designou aos apóstolos: “Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi(Mt 28,19).
 
Esse é também o nosso dever: mostrar a todas as criaturas que nós temos um Deus. Precisamos assumir nosso papel de leigos na Igreja, de anunciadores da Verdade. Jesus prometeu à sua Igreja, portanto a nós: “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo” (Mt 28,20b).
 
Abraços fraternos, na certeza de que somos Igreja Católica Apostólica Romana
Luciene de Oliveira Ribeiro
Com. Mariana Resgate

Artigos Similares

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Seu comentário será publicado após aprovação! *Campos obrigatórios. *