jejum

Jejum

0 56

Uma das penitências da quaresma que deve nos conduzir ao esforço interior para eliminar o pecado e praticar a virtude.
O jejum, como qualquer outra forma de penitência corporal, tem a finalidade de alcançar os desapegos mais profundos da satisfação terrena, para tornar o coração mais livre e capaz de saborear as alegrias de Deus e, portanto a alegria da páscoa do Senhor.
A Igreja já chama o Jejum como o “remédio contra o pecado”, pois ele nos ajuda a vencê-lo. O jejum fortalece o nosso espírito contra as tentações da carne e do espírito e se abre para os valores superiores da alma. O Jejum nos ajuda a aprender renunciar coisas pequenas que prendem a nossa alma. Fazendo-nos capazes de dizer não a nós mesmo, e nos abre para a espiritualidade, a reflexão, e a vontade consciente. Esta prática nos coloca de pé e de cabeça para cima. Há muitos que caminham de cabeça para baixo isso acontece quando o corpo comanda o espírito e o esmaga. É o prazer do corpo que comanda e não a vontade do espírito.
É preciso entender que as renúncias, das sensações, alimentos e bebidas, não é um fim em si mesmo, mas apenas um “meio” que deve preparar o caminho para conquistas mais profundas. A renúncia do alimento deve sair para criar em nós condições para vivermos os valores superiores. Por isso o jejum não pode ser algo triste, mas uma atividadefeliz que nos liberta. A Bíblia nos recomenda muito a prática do jejum tanto no antigo como no novo testamento, Jesus o realizou no deserto (Mt 4,2) e nos é recomendado em (Tb12,8-9).
Irmãos que nessa quaresma o nosso jejum seja acompanhado de mudança de vida, conversão, arrependimento dos pecados, caridade, principalmente à volta para Deus. Lembrando que cada um de nós tem a sua individualidade por isso cada um deve realizar a forma de jejum que mais lhe seja adequada.
Que tenhamos um coração fortalecido para até o fim dessa quaresma conseguir cumprir os nossos propósitos dessa linda prática o jejum.
Abraços fraternos
Aline Santos
Serva do Grupo de Oração Resgatados pelo Amor
E amiga dos Grupos de Oração Missão Resgate
Tagged with: ,

Artigos Similares

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Seu comentário será publicado após aprovação! *Campos obrigatórios. *