maria isabel

Maria nos impulsiona a missão

0 159

No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo. Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação. O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus…

Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim. Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, pois não conheço homem? Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril, porque a Deus nenhuma coisa é impossível. Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo afastou-se dela. Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá. (Lucas 1, 26-39)


Meditando na passagem acima, é possível compreender a missão de Maria, sua importância na história da salvação. Maria foi escolhida por Deus não só para gerar Jesus e dar à luz seu Filho, o redentor; ela também participa no processo de redenção da humanidade, ela é Co-redentora. Maria vai além de gerar o Filho, com seu exemplo de fidelidade, de resposta imediata, de amor à vontade de Deus, ela educa Jesus Cristo nessas mesmas perspectivas. Assim como aprendemos de nossas mães os conceitos da vida, os valores, formamos nossa personalidade, Maria tem a doce missão de gerar e educar Jesus na vontade de Deus.
Desde a concepção até o calvário, Maria impulsiona Jesus à missão. Ele, na sua infância, é formado por Maria a fazer a vontade de Deus e é encorajado por ela a se doar por inteiro na cruz, como podemos observar naquelas cenas do filme “A paixão de Cristo”, que quando caído ao chão, o olhar de Jesus se encontra com o de Maria e imediatamente ele se levanta e toma sua cruz novamente. Ele, embora sendo Deus, não poderia deixar de dar seu sim até a consumação de sua vida, pois sua mãe o havia ensinado a ir até o fim e o encorajou a isso, pois ela mesma, sendo tão humana, escolhida por Deus, assumiu todas as consequências do seu sim.
Nas Bodas em Caná, Maria, com seu jeito de mãe, intercede a seu filho pelos noivos daquela festa que já não tinham mais vinho, ela o encoraja, o impulsiona, resultado disso é a manifestação do primeiro milagre público de Jesus.  Somos convidados a sermos educados e formados na mesma escola, a escola de Maria; todo êxito na missão só será possível se antes passarmos por essa escola diariamente. Olhar e contemplar o que Deus fez em sua pequenez nos dá coragem de, assim como Ela, dar o nosso sim e nos colocar em missão, como diz o compositor: “Tua santidade e pureza sem fim nos dá coragem pra dizermos ‘sim’ aos caminhos de alegria e dor que nos levam amor, que é o senhor.”
Se nos deixarmos ser impulsionados por Maria, iremos até o fim de nossa missão, pois teremos os nossos olhos fixos Naquele que nos dá força na caminhada. Se dizemos ser Marianos temos que nos deixar ser encorajados por ela a darmos um sim assumindo todos os riscos; temos que tê-la como modelo e inspiração de doação e amor pela obra, estar pronto para servir a Deus e ao próximo, como ela fez quando foi ter com sua prima Isabel.
Que possamos ser como Maria, sempre dóceis e prontos a anunciar, e que Ela mesma nos encoraja e nos impulsione à missão.
Que Deus os abençoe e que Maria sempre interceda pela sua missão
Abraço fraterno
 
Hélisson José Moreira de Souza
Com. Mariana Resgate
Tagged with: ,

Artigos Similares

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Seu comentário será publicado após aprovação! *Campos obrigatórios. *