armas da fé

Não combater com armas terrestres.

0 633

Quantas situações nós temos passado e devido às dificuldades enfrentadas, definimos como “Combate Espiritual”? No nosso dia-a-dia, quantas vezes nos percebemos com uma grande dificuldade em resolver algum impasse, de estar em oração, de ouvir a Deus, de servir a Ele com fidelidade…

Precisamos ter a plena consciência de uma coisa, parece banal ou exagerado dizer, mas “estamos em guerra”, o tempo todo!

 O Catecismo da Igreja Católica, em seu parágrafo 409 nos diz que a “situação dramática do mundo, que “inteiro está sob o poder do Maligno” 1 Jo 5,19, faz da vida do homem um combate: uma luta árdua contra o poder das trevas perpassa a história universal da humanidade. Iniciada desde a origem do mundo e vai durar até o último dia, segundo as palavras do Senhor. Inserido nesta batalha, o homem deve lutar sempre para aderir ao bem; não consegue alcançar a unidade interior senão com grandes labutas e o auxílio da graça de Deus.”

 A nossa luta maior é conosco mesmo e por isso temos que ser “fortes e corajosos” e contar sempre com a graça de Deus, pois somos fracos de vontade e muitas vezes não damos continuidade aos propósitos que fazemos de amar mais aos irmãos, de não julgar, de ser fiéis, de nos entregarmos completamente a Deus e assim por diante. Por vezes nós não conseguimos cumprir estes propósitos e a partir daí nos sentimos derrotados, fracos, tristes, por não conseguimos viver aquilo que nos comprometemos a viver. Tudo isso são batalhas que enfrentamos e que precisamos dar a vitória para Jesus.

 São Paulo nos dá a dica de como vencer estes obstáculos, basta-nos usar as armas corretas:

 “Embora sendo plenamente homem, nós não combatemos de maneira meramente humana. As armas do nosso combate não têm origem humana, mais o seu poder vem de Deus para a destruição das fortalezas”. 2 Cor 10,3-4

O poder das armas que usamos “vem de Deus” e desta forma a comunhão com Ele nos permitirá viver com intensidade todos os bons propósitos que temos feito. Se nos afastamos dessa comunhão com o Criador, se nos afastamos da oração, na Eucaristia, da confissão… saímos então como derrotados, pois passamos a acreditar que apenas por nossas forças humanas encontramos a solução para todas as coisas, nossos atos passam a seguir a pedagogia do mundo e achamos que tudo deve acontecer como nos convém. E assim abrimos mão das armas que Deus nos concede para lutarmos e o resultado é a decepção, mais cedo ou mais tarde.

Temos então que combater com as armas certas e como diz a palavra “nós não combatemos de maneira meramente humana”, logo temos que contar com as armas que o Bom Deus nos dá! Nesse combate que vivemos, o importante é ter as armas certas e isso nós temos, pois o Senhor nos deu!

“Eu não sou um guerreiro que combate com armas terrestres, mas com a espada do espírito que é a palavra de Deus” (Cf. Ef 6,17)  Santa Teresinha do Menino Jesus

 Vamos nos relembrar do jovem Davi em I Sm 17, 38- 51. Para o combate com o grande Golias, Davi foi revestido inicialmente de uma armadura forjada por mãos humanas – um capacete, uma couraça e uma espada – mas como ele não estava habituado a usá-la, despiu-se, tomou em suas mãos um cajado, 5 pedrinhas e uma funda. Davi já era um jovem de oração, um jovem temente a Deus e sabia em Quem estava sua força!

Davi foi então ter com o “inimigo” que tentou intimidá-lo – o inimigo de Deus tenta fazer isso conosco o tempo todo! Quantas vezes nós estamos em oração, ou estamos a serviço e acontecem situações que tendem a nos amedrontar, nos fazer recuar – mas o destemido Davi logo respondeu em Quem estava sua força e apresentou ao inimigo suas armas! Davi que havia recolhido 5 pedrinhas, com uma única destas derrotou o gigante!

 As mesmas 5 pedrinhas que Davi usou como arma contra Golias, são as armas que também o Senhor nos deu, e que a Santíssima Virgem nos apresentou em Medjugorje:

 “Filhos queridos, vos convido à conversão individual. Este tempo é para vocês, porque o meu Filho dileto sem a vossa cooperação não pode realizar o que deseja. Filhos queridos orem a fim de que possam crescer espiritualmente e ficarem mais próximo de Deus. Entrego para vocês as 5 pedrinhas, que representam as armas contra o vosso gigante Golias com as quais poderão vencer qualquer batalha!”

– A oração com o coração: o Rosário, A Bíblia, O jejum, a confissão mensal e a Eucaristia”.

Todos nós, homens e mulheres, não passamos de meninos como Davi. Temos também um inimigo – este mundo, as nossas feridas interiores, os nossos ressentimentos, amarguras, falta de perdão, orgulho – mas Nossa Senhora, a vitoriosa em todas as batalhas, nos dá hoje essas cinco pedrinhas, para que lutemos e sejamos vencedores em Cristo Jesus.

Assim como Davi, despojou-se das armas humanas, despojemo-nos também, de nossa auto-suficiência, prepotência, superioridade… porque estas armas não nos levam a vencer o inimigo, muito pelo contrário, são armas que mais cedo ou mais tarde o próprio inimigo vem usar contra nós!

 Assumamos as poderosas armas de Deus que estão à nossa disposição. Estamos juntos nesse combate! Somos vencedores! Que tenhamos sempre esta consciência: “Não combatemos com armas terrestres!”.

 Deus o abençõe!

Unidos ao Coração de Jesus…

 Abraços fraternos,

Seu irmão, Mateus Fernandes

Artigos Similares

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Seu comentário será publicado após aprovação! *Campos obrigatórios. *

O que a Igreja fala sobre…?

  • Dia da Misericórdia com a CMR
    Como obter indulgências na Festa da Misericórdia?

    TweetAmados irmãos, não vamos perder a oportunidade!! Segue abaixo os direcionamentos da nossa amada Igreja sobre como obter Indulgências no Dia da Misericórdia. Vamos obtê-las e oferecê-las pelas almas que hoje mais necessitam delas!   Concede-se a Indulgência plenária nas habituais condições (Confissão sacramental, Comunhão eucarística e orações segundo a intenção do Sumo Pontífice) ao fiel que…

    • O que a igreja fala sobre o aborto?

      TweetIrmãos, a paz! Tudo bem? Hoje falaremos de um assunto polêmico e que tem sido muito falado recentemente. O aborto! Um dos significados de “aborto” no dicionário Aurélio é: “Interrupção dolosa da gravidez, com expulsão do feto ou sem ela”. Gravidez, por sua vez, é o estado da mulher durante a gestação. Por fim, gestação…

    • O que a Igreja diz sobre: o Dízimo

      TweetO que a Igreja diz sobre o dízimo? Esse é o tema dessa formação que tem por objetivo, principalmente, nos abrir a mente, o coração e por que não as mãos para as necessidades da Igreja, em tempos que vemos uma sociedade materialista, consumista e egoísta. Você, católico, já deve ter presenciado uma campanha do…

    • O que a Igreja diz sobre homossexualismo?

      TweetExistem muitas pessoas lutando para viver a vontade de Deus na sua afetividade e na sua sexualidade. Trouxemos hoje uma matéria sobre o homossexualismo, à luz da nossa igreja católica, para ajudar as pessoas que têm dúvidas sobre esse assunto e também para orientar e direcionar nossos irmãos que lutam contra a tendência homossexual. O…

Tá na Mídia!!!

  • Proposta-de-Reforma-Politica-no-Brasil-15
    Mais uma vez oremos por nosso Brasil

    TweetQuem não se lembra do que vivemos em 2016, mais precisamente em agosto, quando tivemos na história de nosso país uma conturbada situação política que culminou no impeachment da presidente Dilma Rousseff? Pois é, mais uma vez escândalos envolvendo corrupção e desvio de dinheiro público assolam a política brasileira. Com menos de 1 ano do…

    • Tá na mídia: PEC 241 (55)

      TweetCaro leitor, você certamente já ouviu falar (e tem visto as consequências) do que está acontecendo em nosso país – crise política e econômica, corte nos gastos, inflação, desemprego, etc… E, nos últimos dias, tudo isso vem acompanhado de um agravante – a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241/2016, de autoria do Poder Executivo…

    • Que país é esse? É a benção do Brasil!

      TweetNos últimos meses, as matérias que mais têm se destacado nas redes sociais, nos sites de notícias, nos telejornais estão ligadas à situação política do Brasil, crise econômica e impeachment da presidente Dilma Rousseff. Entretanto, muitas vezes nós fechamos os olhos para os assuntos sobre política e economia, considerando-os como chatos. Mas é necessário que…

    • Mulher: tu és um dom de Deus!

      TweetNo dia 08 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher, com seus direitos e seus deveres. Diante dessa data tão importante para nós mulheres, podemos nos parar para perguntar: qual tem sido o papel e a missão da mulher nos dias de hoje? Pesquisando na internet, descobri uma triste realidade de sofrimento das…