Vocação

Nossa vocação precisa ser confirmada

0 390

“Por isso, irmãos, cuidai cada vez mais de confirmar a vossa vocação e eleição. Procedendo assim, jamais tropeçareis. Desta maneira vos será largamente proporcionado o acesso ao reino eterno do nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo.” (II Pd 1,10)

 

Estamos vivendo um mês especial na nossa amada igreja, o mês das vocações, um tempo propício para dirigirmos o nosso olhar para todas as vocações. Você já parou para imaginar a igreja sem os padres? Sem os religiosos e as religiosas? Sem os leigos? Sem os catequistas? Sem os casais? É impossível imaginar tal coisa.

Todas as vocações são um dom para a igreja e uma completa a outra, trazendo para a humanidade a presença de Cristo, quando vivida de acordo com os desígnios do Senhor. E para vivermos os desígnios Dele em nossa vocação é necessário confirmar a nossa vocação e eleição.

Não basta apenas receber a nossa vocação, é preciso confirmá-la, escolher por ela todos os dias. Escolher dizer “sim” como Maria, escolher se doar, escolher amar, escolher servir, escolher fazer a vontade de Deus. Uma vocação que não é confirmada todos os dias pode se esfriar, pode até mesmo morrer. É como uma planta que precisa ser regada, cuidada, para que cresça e produza frutos.

O Senhor nos diz nessa palavra que, se procedermos assim, confirmando nossa vocação, jamais tropeçaremos. Aí está a receita: confirmar, cultivar a vocação. Se assim o fizermos nosso chamado será uma beleza da igreja, um reflexo do amor incondicional de Deus aqui na terra.

Quero encerrar essa formação com uma frase do Papa Francisco dita em 2013: “Deus chama para escolhas definitivas, Ele tem um projeto para cada um: descobri-lo, responder à própria vocação, é caminhar para a realização feliz de si mesmo”. Que você possa todos os dias caminhar para essa realização feliz e, quando encontrar sua vocação, que você possa confirmá-la todos os dias de sua vida.

Artigos Similares

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Seu comentário será publicado após aprovação! *Campos obrigatórios. *