O horizonte que anima o trabalho universitário

O horizonte que anima o trabalho universitário

0 41

Papa Bento XVI

“O horizonte que anima o trabalho universitário pode e deve ser a paixão autêntica para o homem”, afirmou o Santo Padre aos professores da Universidade Católica do Sagrado Coração, recebidos em audiência por ocasião do 90º aniversário de fundação da universidade.

No mundo de hoje, em um âmbito tecnológico e econômico desenvolvido “se encontra uma tendência a reduzir o horizonte humano ao nível daquilo que é mensurável, a eliminar do saber sistemático e crítico a fundamental questão do sentido”, declarou Bento XVI.Por isto a religião é posta fora dos espaços da racionalidade. 

Neste contexto, segundo o Papa é necessário afirmar o significado das universidades católicas, que devem ser “especialistas em humanidade” – promotoras de humanismo autêntico. “Porque a vocação originária da universidade é obediência à verdade e serviço à humanidade”.

“A perspectiva cristã – continuou o pontífice – como quadro do trabalho intelectual da universidade, não se contrapõe ao saber científico e às conquistas do engenho humano, mas, ao contrário, a fé alarga o horizonte do nosso pensamento, é caminho para a verdade plena, guia do autêntico desenvolvimento. Sem orientação à verdade, sem um comportamento de busca humilde e audaz, toda a cultura se desfaz, decai no relativismo e se perde no efêmero”. 

É o Evangelho que é fundamento de “uma concepção do mundo e do homem que não cessa de difundir valores culturais, humanísticos e éticos” , e que humaniza o pensamento. O Papa afirmou que o homem deveria ser o horizonte do trabalho universitário e “a paixão autêntica”. Porque “somente no serviço ao homem a ciência se desenvolve como verdadeiro cultivo e custódia do universo. E servir o homem é fazer a verdade na caridade, é amar a vida, respeitá-la sempre, a começar pelas situações em que ela é mais frágil e indefesa”.

Artigos Similares

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Seu comentário será publicado após aprovação! *Campos obrigatórios. *