termino namoro

O namoro acabou e agora?

0 1045

Amados irmãos e irmãs, o que dizer e refletir quanto a esse questionamento: o namoro acabou e agora?
Pode vir em nossa mente a imagem de uma pessoa triste, com lágrimas nos olhos; ou de uma pessoa desesperada porque não se imaginava sem o(a) namorado(a); ou até mesmo de uma pessoa feliz, com um sentimento de alívio.

Muitos são os sentimentos com o fim de um namoro. Cada um sente algo diferente de acordo com o relacionamento e a situação que vivenciou. O que devemos pensar nesse momento é que se o namorou acabou foi porque já não estava dando certo. Talvez por ambas as partes (homem e mulher) ou talvez por somente uma delas.
O namoro não termina do nada. Se o casal rompeu é porque não estava dando certo, tinha algo de errado que não dava mais para suportar ou resolver; não se conseguia olhar um para o outro como o próprio Bom Deus nos ensina a olhar; não estava sendo uma relação construtiva e um não estava levando o outro para o caminho da santidade.
“Ele terminou comigo.” “Ela terminou comigo.” “Nós dois terminamos.” Diante dessas afirmações, e agora?!
Em Deus podemos estar melhores do que estávamos! Sofrimento, claro que todos vão sentir, o namoro envolve afeto, sentimento, divide-se a vida com o outro. Todos que terminam um namoro sofrem! Mas então, como estar melhor do que estava?!
Simples, amados! É um sofrimento sim, mas um sofrimento envolto em felicidade a partir do momento que se abre o coração para Deus; o coração fica aberto e dá liberdade ao Senhor para que Ele faça em nós!
Amados irmãos e irmãs, o mundo vai acabar? Não vou mais ser feliz? Vou morrer sozinho(a)?
Calma…
Vamos viver o que podemos viver no momento. Lembremos sempre, em Deus somos livres. Chore se estiver triste; sorria se foi um alívio. Somos livres, só não podemos deixar de fazer o principal: voltar nosso olhar para Jesus.
Não esquecemos alguém da noite para o dia. As mágoas, o rosto da pessoa, o carinho, nada vai embora de uma vez. Tudo requer tempo. Não podemos nos afundar na tristeza, ficar quieto, não conversar com os outros.
O sofrimento vem porque envolve sentimentos, a pessoa teve uma história com a outra, tiveram-se planos e isso ninguém apaga. Nem o próprio Deus, porque Ele permite passarmos por tais situações.
Mas, e agora?!
Agora, é hora de voltarmos para Deus e para nosso interior. Primeiro, deixe Deus fazer, louve ao Senhor! Deixe Deus fazer em seu coração! Perdoe o outro, peça perdão!
Decida-se, decida-se em ser feliz! Se o namoro terminou, não estava sendo um relacionamento feliz. É hora de refletir o que tirou de bom desse tempo em que estiveram juntos, o que aprendeu, o que viu que precisa mudar, o que não pode ser assim.
É hora de amadurecer, de ver aquilo que precisa ser mudado para o futuro, talvez o respeito ao outro, talvez a transparência, o carinho, a compreensão… São questionamentos que devemos fazer: o que tirei de bom desse relacionamento? O que vejo que precisa mudar, que não dá frutos?
É hora de rezar e esperar em Deus.
Reze, reze, reze e viva o tempo necessário até estar preparado novamente para um novo relacionamento.
Com cada um é de uma maneira. Não se pode comparar com os outros que experimentaram o fim de um namoro. Deus nos fez à imagem e semelhança Dele, mas somos diferentes uns dos outros. A intensidade e a forma como vivemos e sentimos é diferente da do outro, por isso, voltar-se para Deus e para si é necessário.
Acabou? Terminou? Calma, não era para ser.
Ficar no ‘termina, volta’, ‘termina, volta’, não dá certo. Seja decidido! Precisamos, em Deus, ser decididos. Não se pode tomar atitude no impulso; se o namoro terminou é porque já não dava mais. Voltar, reatar e depois terminar novamente, isso machuca mais o coração.
Seja decidido, volte o olhar para Deus. Enamore-se com Jesus!
Com toda a certeza, futuramente a “Maria” ou o “José” irão chegar…
Irmãos e irmãs, se a sua vocação é o matrimônio, Deus tem alguém reservado para você. Quando? Onde? Só o Senhor sabe. São felizes os que sabem esperar o tempo de Deus.
Pode ser que seja rápido, pode ser que demore muito. Mas acalme-se! A certeza de que o Senhor tem alguém para você é maior! Então, deixe Deus fazer em seu coração, procure um padre, confesse-se, talvez algo de errado você fez ou falou para o outro, reconcilie-se com Deus, peça perdão a Deus, peça perdão um para o outro também.
Reze e vigie. Fique aberto àquilo que Deus quer para você. Quando for a hora, o Senhor cuidará de mostrar a você a vontade Dele; basta vigiar, orar e esperar.

Lembre-se sempre: VOE! Você é livre em Deus, por isso, VOE – na Vigia, Oração e Espera.

Ao final de tudo, com o término do namoro e depois que isso estiver resolvido dentro de você, pode-se ter um(a) grande amigo(a), pode-se ter um carinho especial pela pessoa ou pode ser que você nem tenha contato com ela mais. Foi alguém que entrou na sua vida, que você dividiu seus pensamentos, vontades, carinhos, foi alguém que você beijou, abraçou…
Quando se deixa Deus fazer, você lembra do outro como alguém que passou pela sua vida; mesmo que o contato com a pessoa continue, você consegue vê-la como alguém especial para você, mas não como aquela pessoa que você um dia quis dividir a sua vida, não como aquela pessoa que você quer ao seu lado, criando com ela laços de afeto maiores.
Lembrem-se sempre amados, começou a se interessar por alguém? Não pule etapas, conheça primeiro. Só se deve iniciar um namoro se você tiver a certeza de que aquele(a) é o(a) homem(mulher) que você quer ir para o altar, que você quer se casar e dividir sua vida.
Deixe Deus fazer no tempo Dele.
“Põe tua confiança em Deus e ele te salvará; orienta bem o teu caminho, e espera nele.” (Eclesiástico 2, 6)
A hora, amados, chega: a hora de ser feliz de vez!
Que a Doce e Bem Aventurada Virgem Maria ajude a todos, homens e mulheres, a ser primeiramente apaixonados por Jesus e depois, ajude a trilhar o caminho para encontrar aquele(a) que Deus confiará a você!
Deus abençoe!
Camila Csizmar Carvalho
Com. Mariana Resgate

Artigos Similares

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Seu comentário será publicado após aprovação! *Campos obrigatórios. *