Festa de Pentecostes

0 31

“Mas recebereis o poder do Espírito Santo que virá sobre vós,
para serdes minhas testemunhas em Jerusalém,
por toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”.
(At 1,8)

Palavras do próprio Jesus aos apóstolos após sua ressurreição. Palavra de ordem que vem movendo os homens e mulheres de Deus até os dias de hoje e permanecerá até o fim.
A Trindade que nos foi revelada, o Espírito Santo que veio para ser o auxílio, o alívio, a força, o remédio para a humanidade após todo derramamento de amor e misericórdia de Jesus na Cruz para nossa remissão. Somos agraciados pela Criação do Pai, redimidos pelo Filho e fortalecidos e encorajados pelo Espírito Santo.
A Igreja é mantida viva por tantos feitos, presença de Deus, mas movida pela ação poderosa do Espírito Santo. Foi pelo derramamento do Espírito que tivemos o surgimento da Igreja; o encorajamento de Pedro para dar seguimento ao que Cristo havia lhe dito partiu desse derramar do Espírito no coração do homem.
Deus sabia que a humanidade necessitaria da força que o Espírito seria capaz de nos dar, após o homem ter pecado e deixado de buscar a Deus. O homem não imaginava como seria frustrante e triste ficar longe de Deus, os impulsos foram mais fortes, e as consequências também vieram. Hoje uma humanidade vazia, que não tem paz enquanto não reencontra com o Criador. E Deus já sabia que seria assim, e manda para nós a força que nos manteria de pé, na luta pela busca do céu, de viver a santidade que havíamos perdido. Isso é lindo demais… Deus é demais. Não desiste de nós em nenhum momento!
Os anseios do coração do homem sempre foram preenchidos com a amizade com Deus, e mesmo a humanidade tendo deixado isso de lado para experimentar o sofrimento, Deus não desiste. Em Seu plano de salvação, envia Jesus, o Verbo que se fez carne, o Cordeiro Santo que nos devolveu a dignidade de filhos; e o derramamento do Espírito Santo, o mover de Deus na terra, a ação poderosa que dá vida ao povo sedento, encorajamento de viver o Evangelho e dar a vida pelo anúncio do reino de Deus na terra.
Estamos nos aproximando dessa festa da Igreja, podemos dizer o “aniversário” da Igreja, onde os apóstolos reunidos esperavam a palavra de Jesus que estava tão perto de se realizar neles.
“Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído como de um vento forte, que encheu toda a casa em que se encontravam. Então apareceram línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia expressar-se” (cf. At. 2,1-4).
Pentecostes, o Espírito Santo sendo derramado sobre todos, a ação e manifestação do alto na terra, despertando em todos que se abrem à Sua ação o desejo de santidade e vivência com Deus. Que estejamos abertos à presença do Espírito e deixemos Ele nos moldar, nos transformar em homens e mulheres de Deus. Que haja libertação interior e mudança de vida em nós! Ele age nos que se deixam ser tocados… Que seja um encontro e não um esbarrão com o Espírito.

Artigos Similares

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Seu comentário será publicado após aprovação! *Campos obrigatórios. *