confissao

Porque tenho que me confessar?

0 58


A confissão ou reconciliação faz com que reconheçamos nossa pequenez, miséria e condição de pecadores. Ao praticarmos a confissão, ela nos liberta, facilita nossa reconciliação com os outros e com a Igreja, além de nos santificar. No documento do Concílio Vaticano II nos diz assim: “Aqueles que se aproximam do sacramento da penitência obtêm da misericórdia divina o perdão da ofensa feita a Deus e ao mesmo tempo são reconciliados com a Igreja que feriram pecando e ao qual colabora para sua conversão com caridade, exemplo e orações.” (Conc.Vat. II, LG 11).
O confessar também nos faz quebrar todo orgulho que pode existir dentro de nós, pois alguns ainda têm medo ou receio de confessar com um sacerdote pois o mesmo é humano, pecador como nós. Mas Jesus Cristo nos deixou esse sacramento por meio de um sacerdote que foi escolhido e eleito por Ele como nos diz a palavra em Hebreus 5, 1: “ Em verdade todo pontífice é escolhido entre os homens e constituído a favor dos homens como mediador nas coisas que dizem respeito a Deus, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados”, então o padre representa pra nós a presença de Cristo aqui na Terra. Outra forma de pensar é que o sacerdote , sendo humano, só conta a nosso favor , pois este sabe o que é a fraqueza humana, experimenta na vida o que é a luta contra o pecado, podendo, movido pelo Espírito Santo, nos orientar de como evitar e lhe dar com as situações que nos levam a pecar. As vezes contamos coisas (até mesmo nossos pecados) a algum amigo(a) e não temos coragem de confessar à pessoa de Jesus Cristo aqui na Terra não é verdade?
 
A Igreja nos exige confessar pelo menos uma vez por ano (CIC 1457 e 2042), mas como cristãos que buscam a santidade é bom que confessemos constantemente.
 
O sacramento da confissão é o único “tribunal” no qual entramos, confessamo-nos culpados, e saímos completamente absolvido.
 
Amados que aproveitemos esse ínicio de semana santa para procurarmos um sacerdote e nos confessarmos, assim seremos purificados e prontos a receber Jesus por inteiro por meio da Santa Eucaristia.
 
Abraço a todos e fiquem com Deus…
 
Deiverson Trindade
Com.  Mariana Resgate

Artigos Similares

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Seu comentário será publicado após aprovação! *Campos obrigatórios. *