Pudor: O que você precisa saber?

0 41

Para entendermos um pouco sobre pudor será necessário voltarmos no Antigo Testamento, no livro de Gêneses, onde os autores bíblicos relatam sobre a criação do mundo e o pecado original.

Adão e Eva viviam uma linda amizade com o Criador, mas sabemos que depois da desobediência, ao escutarem os passos de Deus eles se esconderam. E porque eles tiveram essa atitude? Por que estavam nus!

Antes do pecado original, Adão e Eva olhavam para o corpo um do outro e aquele corpo os levavam até Deus. A partir do pecado original nossa pureza foi corrompida, ou seja, hoje olhamos para um corpo nu e o corpo nu não nos conduz ao Criador como foi um dia; então é necessário escondê-lo.

A Igreja ensina por meio do CIC, no parágrafo 2521 que “o pudor preserva a intimidade da pessoa. Consiste na recusa de mostrar aquilo que deve ficar escondido. Está ordenado à castidade, exprimindo sua delicadeza. Orienta os olhares e os gestos em conformidade com a dignidade das pessoas e de sua união”. Assim entendemos que o pudor consiste em recusarmos mostrar aquilo que deve ficar escondido.

Nosso corpo precisa ser tratado como templo de Deus: “Acaso ignorais que vosso corpo é templo do Espírito Santo que mora em vós e que recebestes de Deus?” (1 Cor 6, 19). Somente com o pudor e a modéstia guardaremos esse templo que é o nosso corpo, não permitindo que as pessoas o olhem como objeto que depois pode ser descartado.

É importante destacar que com o sacramento do matrimônio os dois podem se apresentar nus, um diante do outro, porque ali existe uma aliança, uma entrega mútua que permite que os casais transcendam a realidade carnal.

Assim, o pudor preserva nossa intimidade, nos torna mais puros, equilibra nossos relacionamentos, provoca uma maturidade afetiva e sexual e contribui para uma vida mais santa.

Em um mundo com uma mentalidade cada vez mais longe de Deus, desejo que se levante uma geração de jovens disposta a viver essa virtude que tanto agrada o coração de Deus.

Abraços fraternos…

.

Andrea Esteves

Comunidade Mariana Resgate

Tagged with: , , , ,

Artigos Similares

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Seu comentário será publicado após aprovação! *Campos obrigatórios. *