Quaresma

Quaresma, tempo propício à conversão

0 102

O que é a quaresma, esse tempo tão rico que a igreja nos oferece? O que vivemos, ou melhor, o que esse tempo nos leva a viver? Qual é o convite que Jesus nos faz no tempo quaresmal? Porque tanto envolvimento e participação nas atividades da igreja?

A quaresma é sem dúvida um tempo de conversão, oração, de estarmos mais próximos de Cristo, de ter um novo olhar sob o irmão, de enxergar o nosso interior e deixar ser conduzido pela Santíssima Trindade e pela nossa doce e admirável mãe Maria.

Um tempo de mortificação, de penitência… É a passagem da morte para a ressurreição, passagem do pecado para a vida nova. De se perguntar: o que tenho feito para trilhar o caminho de santidade? Como dar grandes passos para se chegar ao céu?

Pare e pense no que Jesus passou, o que enfrentou, tantas dores, martírios, chagas, tanto sangue jorrado e um coração grandioso, um olhar misericordioso, e nenhuma murmuração, sem desistir, isso tudo por amor a cada um de nós. Quem teria feito o mesmo? Você carregaria uma cruz por alguém que você nem conhece?

A igreja te convida a se unir a esse Cristo crucificado, a consolar Jesus na cruz, a ter um novo olhar. Se você deseja ser santo, agora é o momento oportuno, comece a dar passos na fé, a ajudar principalmente aquele que você mal conhece, dobre os joelhos, renove os seus propósitos com Deus, não olhe para a sua cruz, mas sim pelo amor infinito que Ele tem por você.

“A Quaresma é um tempo propício para nos deixarmos servir por Cristo e, deste modo, tornarmo-nos como Ele” (Papa Francisco).

É um período de conversão, de sermos menos de nós para sermos mais de Deus. Mostre um interesse maior pelo outro, por meio de um gesto, mesmo pequeno, mas concreto, participe das atividades de sua comunidade. Assim poderemos ver, no nosso próximo, o irmão e a irmã pelos quais Cristo morreu e ressuscitou.

Esmola, oração e jejum são os pilares da Quaresma. Então silencie o seu interior, morra para si, e viva para o outro. Una-se a Cristo com amor e com alegria de ser amado(a) por Ele.

Preste atenção! Saia do comodismo, do pecado, da mesmice para se encontrar com Deus, para serví-Lo, para ser como João, seu discípulo amado. Caminhe, avance, reze e leve todos que estão a sua volta a desejar o céu. Lembre-se: Deus te ama tanto que te presenteou com uma família para te fazer feliz e para trilharem o caminho da santidade juntos.

Santa Quaresma!

 Janaína

Janaína Lopes

Comunidade Mariana Resgate

Artigos Similares

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Seu comentário será publicado após aprovação! *Campos obrigatórios. *