amizade fiel

Quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro

0 50924

“Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro.” (Eclo 6, 14)

 

Você já refletiu sobre a importância de um amigo na sua vida? A Palavra de Deus nos fala dos amigos, dos amigos fiéis… Um amigo fiel é aquele que se faz verdadeiro sempre e que antes de ser seu amigo decidiu-se por ser amigo de Jesus. É por isto que a Palavra de Deus diz: quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro.
Um tesouro encontrado há muito tempo, assim nos ensina Jesus. Nosso próprio Senhor chamou-nos de amigos: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos” (Jo 15, 13).
Jesus poderia ter dado sua vida simplesmente a todos os povos, a humanidade, entretanto, Ele deu sua vida por nós todos sim, mas como seus amigos. Antes de em nossas vidas selarmos laços de amizade com qualquer pessoa, Jesus já selou conosco este laço, reconhecendo-nos e amando-nos como seus tesouros.
Se procurarmos o significado da palavra amigo, encontraremos que se trata de uma pessoa ligada a outra por laços de amizade. Não é somente isto! Amigo é graça de Deus em nossas vidas, é presente. Irmãos, amigo é tesouro! Entre amigos há laços zelados pela Virgem Maria, protegidos por anjos, laços livres no Espírito Santo, que se eternizam na presença de Jesus.
O que seria de nós se não tivéssemos amigos? Deus conhece Suas Obras, Deus conhece Seus filhos, Ele já sabia que nós não conseguiríamos viver se não tivéssemos amigos.
Nós devemos caminhar a exemplo do nosso melhor Amigo: Jesus. Amigo cuida, cresce junto, divide, protege, semeia, cultiva e colhe. É transparente em tudo, sorri conosco nas alegrias, chora e dá suporte nas tristezas. O verdadeiro amigo é instrumento de Deus para nossa conversão, é ponte que nos liga ao céu.
Deus nos fez almas esponsais, almas esposas, mas também nos fez almas amigas. A amizade em Deus vai além de tudo que nós podemos imaginar e de tudo que podemos oferecer. Laços de amizade entre almas que foram feitas também para ser amigas, nós não temos noção da fortaleza que representa este laço.
A amizade deve ser cultivada, Deus nos dá a semente, depende de nós cultivar, colher os frutos. Se soubéssemos o valor de um tesouro será que o perderíamos? Quem encontra este tesouro – amigo, nunca pode perdê-lo, é preciso zelar, é preciso cultivar. Apresente seus tesouros todos os dias aos cuidados da Virgem Maria, para que Ela os leve a Jesus.
Quem encontra este tesouro tem um coração agradecido a Deus. Está esperando o que para agradecê-Lo? Você tem amigos! Irmãos, vocês têm amigos! Irmãos, vocês são amigos!
Peçamos, pois, ao Espírito Santo de Deus a sensibilidade para reconhecermos aqueles que podem ser nossos amigos. Peçamos a sensibilidade ao Espírito Santo para levar Deus a nossos amigos.
A amizade não começa de uma hora para outra, em segundos, é necessário convivência, tempo para partilhar, para rezar um pelo outro. Dessa forma, os laços entre os amigos fortalecem cada vez mais. Um aprendendo com o outro; é recíproco. Amigo é aquele que se doa ao outro, sem esperar receber algo em troca, é aquele que aprende a amar o outro!
Irmãos e irmãs, se vocês não se vêem hoje como ricos, é porque ainda não se deram conta dos tesouros, que são os amigos, que Deus confiou a vocês. Olhem ao redor… Há tesouros lindos que não se deixam levar pelo o que o mundo oferece, tesouros onde não cabe falta de perdão, falta de partilha ou transparência. Tesouros que já encontraram seus esconderijos – no Sagrado Coração de Jesus. Entretanto, há aqueles tesouros com baú talvez velho ou meio sujo. Olhem meus irmãos! Deus espera de nós como instrumentos Dele para ajudar na limpeza deste baú, há também os tesouros escondidos…
Encontre seus tesouros e os amem!
“Um amigo fiel é um remédio de vida e imortalidade; quem teme ao Senhor, achara este amigo. Quem teme ao Senhor terá também uma excelente amizade, pois seu amigo lhe será semelhante.” (Eclo 6, 16-17)
Gratidão Jesus por nossos amigos! Gratidão Senhor por nos presentear com seus tesouros, fazendo-os nossos também!

Deus os abençoe!
Abraços,
Camila Csizmar Carvalho
Coordenadora e formadora do Grupo de Oração Missão Resgate
Tagged with: , , ,

Artigos Similares

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Seu comentário será publicado após aprovação! *Campos obrigatórios. *