Retiro das Santas Missões Populares em Guaxupé

0 501

A partir dessa sexta-feira (29), a Diocese de Guaxupé (MG) promoverá o Retiro das Santas Missões Populares. O evento será realizado até o domingo (31), no Poliesportivo da cidade de Guaxupé, e terá a participação de mais de duas mil pessoas, representantes das 85 paróquias e 41 municípios que compõem a diocese.

Santas Missões Populares é um termo usado para descrever a ação missionária que acontecerá em todo território diocesano durante o ano 2015, em comemoração ao aniversário de 100 anos de criação da Diocese de Guaxupé, que será em fevereiro de 2016. Nesse período, os religiosos e leigos sairão de suas paróquias para evangelizar nos mais diversos lugares e para visitar as casas de todas as pessoas, sem exceção.

Ao decidir realizar as Santas Missões Populares, a Diocese de Guaxupé optou por evangelizar de forma permanente – o que ela já vem fazendo -, mas agora de uma forma nova, organizada por setores missionários, animada de um novo ardor. Em outras palavras, a diocese tomou consciência, e transformou essa consciência em ação, ao não somente
promover momentos missionários, mas ao se fazer missionária em tempo integral, conforme pede o papa Francisco.

Desde abril, quando o bispo diocesano Dom José Lanza Neto lançou oficialmente as Santas Missões Populares, os agentes de pastorais e fieis envolvidos nas paróquias se envolveram nas formações a fim de se prepararem para esse tempo novo e histórico que já está movimentando milhares de pessoas, com intensa programação na diocese, cidades e setores.

O retiro do próximo final de semana terá a presença de 20 missionários de cada paróquia. Posteriormente, eles repassarão aos demais missionários todo o conteúdo abordado nestes três dias. As palestras serão conduzidas pelo padre Luís Mosconi, que trabalha com missões no Brasil há 25 anos, tem uma grande experiência na área e, por isso, foi convidado a assessorar o processo de formação local. Toda a programação será transmitida pela Internet.


“Todos os leigos já escolhidos na paróquia devem vir buscar essa formação para depois realizarmos grandes retiros sobre as Santas Missões nas paróquias, abrangendo assim, toda a comunidade. Vamos todos em missão!”, convoca padre Henrique Neveston, coordenador diocesano de pastoral.


Além das Santas Missões, outras ações estão sendo preparadas para marcar as comemorações do centenário da Diocese de Guaxupé, entre elas a produção de uma revista histórica que recordará os principais fatos ocorridos na diocese ao longo desses anos, o lançamento de selo e bandeiras comemorativas, além de atrações especiais em 2016.

Fonte: guaxupe.org.br

Artigos Similares

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Seu comentário será publicado após aprovação! *Campos obrigatórios. *