São João Paulo II

0 39

Hoje comemoramos um grande santo de nossos tempos: São João Paulo II. Este homem de Deus foi luz em nossa sociedade ferida pelo pecado, de valores invertidos, de abandono da Verdade para abraçar o confuso e indefinido relativismo de nossos tempos. Sua vida e seus ensinamentos são um antídoto para nossos dias, e um de seus ensinamentos que expressam bem isso é a Teologia do Corpo, um conjunto de 129 catequeses que falam sobre afetividade, sexualidade, identidade, masculinidade e feminilidade no plano de Deus.

As catequeses foram realizadas entre os anos de 1979 e 1984 e o Papa nos relembrou que era preciso voltar ao princípio, aonde o homem e a mulher viviam um amor livre, total, fiel e fecundo. Este amor que nos leva a tratar o outro de acordo com sua dignidade e identidade de ser humano, de filho de Deus, e não como um objeto que satisfaça o nosso egoísmo utilitarista. O ser humano tem a necessidade de amar e é este amor que nos ordena para Deus, canalizando para o Senhor nossa sexualidade e afetividade, todo nosso corpo. Necessidade esta que reconhecemos como solidão original.

A Teologia do Corpo vem nos mostrar que nosso corpo, nossa afetividade e nossos desejos sexuais não são um empecilho para a vida de santidade, mas se bem ordenados se tornam uma potência. Afinal, o corpo torna visível o mistério invisível de Deus. Assim também o matrimônio e o celibato prefiguram aquilo que viveremos com Nosso Senhor na eternidade.

Tenhamos coragem de viver essa aventura de amor, de mergulharmos neste sonho de Deus para a nossa sexualidade e humanidade. Este tema é muito amplo e é necessário buscar conhecer mais sobre o assunto. Busque, estude e que São João Paulo II interceda por você!

.

Mateus Calheiros

Comunidade Mariana Resgate

(Visited 39 times, 1 visits today)
Tagged with: , ,

Artigos Similares

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Seu comentário será publicado após aprovação! *Campos obrigatórios. *