pastoral da saudade

Seminário aborda desafios e perspectivas da Pastoral da Saúde

0 35

Com o objetivo de resgatar a dignidade e a cultura do bem viver, a Pastoral da Saúde da arquidiocese de Passo Fundo (RS) promoveu, no dia 24, um seminário destinado a agentes, estudantes e outros interessados. No evento, os participantes puderam conhecer, analisar e refletir sobre os problemas atuais da saúde e sobre os serviços da Pastoral da Saúde, especialmente na arquidiocese. O seminário ocorreu no Colégio Notre Dame, e contou com o apoio de diversos assessores, que trabalharam a temática em seus mais diversos aspectos.

Na abertura do Seminário, estiveram presentes o arcebispo de Passo Fundo e o arcebispo emérito e orientador espiritual da Pastoral da Saúde, dom Antonio Carlos Altieri e dom Pedro Ercílio Simon, respectivamente. Além dos arcebispos, o evento contou com a presença do coordenador da Pastoral da Saúde na arquidiocese, João Maria Cardoso; secretário municipal de saúde Luís Artur Rosa Filho, e a coordenadora da Pastoral da Saúde do Regional Sul III, Iria Costa Jardim.

Na ocasião, dom Altieri alertou para a necessidade de que todos sejam difusores do cuidado com o outro, sempre a exemplo de Jesus Cristo. “Estamos aqui buscando o fortalecimento de cada um e da Pastoral da Saúde”, afirmou o arcebispo. Já dom Ercílio fez votos para que o seminário “seja de reavivamento da Pastoral da Saúde e da luta pela vida”.

Na sequência do encontro, os participantes refletiram sobre o tema “Saúde, Espiritualidade e Bem Viver”. Foi realizada uma análise de conjuntura sobre a situação atual da saúde, principalmente no que diz respeito aos alimentos, e o debate sobre o cuidado com a saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).

O seminário foi concluído com o levantamento de algumas pistas de ação para a atuação da Pastoral da Saúde, entre elas:  a valorização da saúde como ponto fundamental para o ser humano; a necessidade do investimento na formação; promover a conscientização social e a inclusão de jovens; e a valorização da família.

Fonte: CNBB
Tagged with:

Artigos Similares

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Seu comentário será publicado após aprovação! *Campos obrigatórios. *