Seminário aborda organizações religiosas e o Estado laico

0 50

“Organizações religiosas e o Estado laico: contribuições e desafios”. Este é o tema do 3º Seminário Relações Estado e Sociedade, que ocorrerá nos dias 1º e 2 de setembro, no Instituto São Boa Ventura, em Brasília (DF). Trata-se de uma iniciativa do Coletivo Inter-Religioso para a Relação Estado e Sociedade e que reunirá lideranças convidadas pela organização.

Dois paineis marcam o Seminário: “Visão internacional do Estado laico e sua percepção no Brasil”, com a presença do bispo auxiliar e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, e do professor Silvio Fauto Gil Filho; e “Estado laico e organizações religiosas entre o discurso e a prática”, com assessoria do juiz Roberto Arriada Lorea e da representante do Instituto de Estudos da Religião (ISER), Cristina Vital.

O seminário tem como objetivos fazer memória do processo de elaboração do Marco Regulatório para as Organizações da Sociedade Civil, aperfeiçoar as propostas das Organizações Religiosas para o marco legal e analisar a atuação das Organizações Religiosas.

Coletivo Inter-Religioso

A finalidade do coletivo inter-religioso é atuar de forma organizada, com identidade própria, na relação cooperativa entre religiões e Estado; no diálogo e articulação permanente entre as instituições religiosas e o Governo, bem como com outros grupos já constituídos e que atuam na melhoria do ambiente regulatório por um Estado de Direitos. O caráter inter-religioso e ecumênico é uma das características importantes para os representantes das instituições congregadas neste coletivo.

Contato: www.interreligioso.org.br ou pelo e-mail: coletivointerreligioso@gmail.com

Fonte: CNBB

Artigos Similares

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Seu comentário será publicado após aprovação! *Campos obrigatórios. *