Simpósio das Novas Comunidades

0 802

Nos dias 15 à 18 de maio foi realizado na sede da Comunidade Católica Oásis, em Caxias do Sul, o I Simpósio das Novas Comunidades. Várias comunidades de diversas localidades do Brasil participaram do evento.

O encontro teve como tema “Verus Deus, Et verus homo” (Verdadeiro Deus e verdadeiro homem), onde todos os presentes puderam se aprofundar no tema proposto através de formações, momentos de meditação e contemplação, partilhas e adorações.

Os pregadores/formadores que estiveram presentes para conduzir diversos momentos do Simpósio foram: Maria Francisca (Chica) e Gislaine, fundadora e co-fundadora da Comunidade Católica Oásis (RS); Ronaldo José de Sousa, co-fundador e formador geral da Comunidade Católica Remidos no Senhor (PB); Paulo Roberto Botelho Diniz, fundador da Comunidade Católica Santos Anjos (RJ) e membros consagrados de vida da Comunidade Católica Oásis.

Houve um momento de mesa redonda onde foram convidados para partilhar os seguintes fundadores: Arlene Aparecida Pinheiro Pires Domingues, fundadora da Comunidade  Irmãos de Assis (MS); Glauco Cesar de Paula, fundador da Comunidade Corpus Christi (SP); César José Bueno Quirino, fundador da Comunidade Operários da Messe (SP); Danusa da Silva, fundadora da Comunidade Mariana Resgate (MG);

O evento teve início com a apresentação da canção hebraica “Yerushalayim Shel Zahav” (Jerusalém de Ouro) que é uma canção popular de Israel escrita por Naomi Shemer, em 1967. A canção original descreve o anseio, por dois mil anos, do povo judeu em voltar para Jerusalém. Logo após a apresentação houve a celebração da Santa Missa com o padre Pe. Diego Bettoni.

Entre as formações e pregações, destacam-se a de Ronaldo José de Sousa, que fez duas colocações sobre “O Autoconhecimento a partir da Experiência de Deus”, baseado em seu livro “O Discípulo Amado”; A colocação de Paulo, sobre “A Fecundidade Apostólica das Novas Comunidades”; os Workshops sobre “Elementos de um Carisma” e “Famílias Consagradas”; a colocação de Maria Francisca sobre o tema do simpósio e os vários momentos de oração, adoração, testemunhos, partilhas e desertos. Já na mesa redonda, os fundadores partilharam sobre diversos assuntos: Arlene partilhou sobre a missão de uma Nova Comunidade; Glauco partilhou sobre seus trabalhos com o aborto, dentre muitas outras coisas; César partilhou sobre a providência e Danusa da Silva partilhou sobre as dificuldades na fundação de uma Nova Comunidade.

O evento contou com a presença de Dom Alessandro Ruffinoni, Bispo da Diocese de Caxias do Sul (RS), que presidiu a Santa Missa no dia 18.

Para a Comunidade Mariana Resgate foi uma experiência única poder vivenciar esses dias de formação e comunhão fraterna com diversos carismas, onde foi proporcionado um grande crescimento para todos que estiveram presentes. Para os vocacionados e postulantes foi uma grande oportunidade de conhecer mais sobre essa nova realidade que o Espírito Santo tem suscitado na Igreja, principalmente por poder partilhar com outras pessoas de carismas diferentes e crescer conhecendo a realidade e os desafios de cada irmão.

Da Comunidade Mariana Resgate fica o agradecimento à Comunidade Oásis pela iniciativa de promover o Simpósio, onde muitas graças e bênçãos forma derramadas sobre todos que estiveram presentes. O II Simpósio já tem data marcada para os dias 14 à 17 de Maio de 2015, em Caxias do Sul, na sede da Comunidade Católica Oásis.

por Rafael Fernandes

Comunicação CMR

Artigos Similares

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Seu comentário será publicado após aprovação! *Campos obrigatórios. *