Sínodo da Família: a solicitude da Igreja com as mães solteiras.

Sínodo da Família: a solicitude da Igreja com as mães solteiras

0 712

Cidade do Vaticano (RV) – Diante de uma centena de jornalistas enviados de todo o mundo, foi apresentado na Sala de Imprensa da Santa Sé o documento de trabalho para a III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos. O Cardeal Lorenzo Baldisseri, Secretário-geral do Sínodo dos Bispos, ofereceu aos jornalistas vários detalhes sobre a coleta dos dados dos questionários enviados a todas as Conferências Episcopais. Dom Lorenzo adiantou também que o Sínodo de outubro próximo terá 188 membros dentre Presidentes de Conferências Episcopais, Patriarcados, arcebispos de Igrejas orientais, Chefes de Dicastérios do Vaticano e 3 religiosos. Além destes, estarão presentes ainda ouvintes, especialistas, delegados fraternos e outros membros nomeados diretamente pelo Papa.
Os representantes do Sínodo presentes na coletiva de imprensa afirmaram com unanimidade que as repostas recebidas (90% das solicitadas) foram transparentes, rigorosas e honestas.
Ainda no contexto da coletiva aos jornalistas, o Secretário-geral do Sínodo dos Bispos, Dom Lorenzo Baldisseri, revelou algumas situações particulares emersas nos questionários. Abordou, por exemplo, a necessidade da atenção particular às mães que não têm marido e que cuidam dos filhos sozinhas: uma condição que é frequentemente o resultado de histórias muito dolorosas, não raro de abandono. Uma realidade que é bastante comum no Brasil.
Enfim, o cardeal italiano, que foi Núncio Apostólico no Brasil durante vários anos, antecipou o tema da Assembleia Geral ordinária de 2015, que definirá as linhas de atuação pastoral no campo da Família. O tema foi definido na manhã desta quinta-feira, 26, pelo Papa Francisco, e será: “Jesus Cristo revela o mistério e a vocação da família”.
A reportagem na íntegra pode ser ouvida clicando acima.(CM)

Fonte: News.va

Artigos Similares

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Seu comentário será publicado após aprovação! *Campos obrigatórios. *