Tecnologia e Temperança

0 40

Vamos começar entendendo o que é a virtude da temperança. A temperança é o equilíbrio, é ela que ordena nossos afetos, que não permite que sejamos escravos de determinadas áreas e situações em nossas vidas.
E sabendo que a temperança é essa medida certa que nos molda, cabe a nós buscar o autoconhecimento e assim reconhecer nossos limites e habilidades para ordená-los conforme a vontade de Deus em nossa vida.
Santo Agostinho nos recorda que a comida, bebida e o sexo são realidades que alimentam a vida do ser humano. Em contrapartida, essas mesmas que podem gerar vida, podem também, se usadas de forma desordenada, gerar morte. E podemos trazer este exemplo para esse tempo tecnológico em que vivemos. Os dados são do relatório “2018 Global Digital”, da We Are Social e da Hootsuite. O Brasil está entre os três países do mundo no qual a população passa, em média, mais de 9 horas do dia navegando na Internet. E é um dos dois únicos países onde o tempo diário gasto nas redes sociais supera 3 horas e meia. Portanto, bem acima da média mundial nesses dois quesitos, frente a esses dados podemos questionar: será que estamos gerando vida ou morte?
Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, caracteriza esse tempo como ‘tempos líquidos’ onde nada é feito para durar, tudo passa rapidamente, os contatos online, gente atraente, a falsa ideia de ‘vazio preenchido’, a facilidade de se conectar e desconectar, isso tudo têm nos aprisionado a esse tempo líquido. Estamos perdendo a habilidade de estabelecer relações de confiança e viver aquilo que é real.
A virtude da temperança nos ajuda a aproveitar melhor nosso tempo, a ter mais cuidado em nossas ações e sabendo da necessidade que hoje temos de viver a temperança, cabe a nós lutar e nos decidir para dia a dia viver bem.
Podemos olhar para a vida de Nossa Senhora e aprendermos com Ela a viver essa virtude nos detalhes, no silêncio. Maria foi aquela que viveu de forma pura e equilibrada. Que nesse dia possamos pedir auxílio de Maria para viver bem.

3 passos práticos para te ajudar a viver melhor temperança:
1- Ter uma rotina (horário para levantar, comer, rezar…)
2- Aprender a escutar
3- Não procurar reconhecimento

Peçamos ao Espírito Santo a graça de viver conforme a vontade de Deus.

Abraço fraterno

.

.
Priscila Calori

Comunidade Mariana Resgate

(Visited 34 times, 1 visits today)

Artigos Similares

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Seu comentário será publicado após aprovação! *Campos obrigatórios. *